Santa Cecília é uma escola bilíngue

27/06/2016
Em 2017, também para o Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano.

Na sala de aula, as teachers recebem as crianças com um sonoro “good morning”! Ali, naquela aula, a ordem é nenhuma palavrinha em português. As crianças se remexem, estranham, misturam um idioma ao outro e rapidinho vão se acostumando ao método que a Escola adotou para que elas ganhem fluência também em outro idioma: a língua inglesa.

Em 2016, o Santa Cecília firmou parceria com a International School, trazendo para a Escola o segmento bilíngue, que atua no desenvolvimento de competências e habilidades por meio da Língua Inglesa. O programa começou a sua implantação na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental e no Tempo Integral (turmas até o 1º ano), com carga horária de 5 horas/aula semanais distribuídas no período e turno que o aluno estuda.

O método adotado é o comunicativo, no qual são trabalhadas as quatro habilidades da língua: Receptivas (ouvir e ler) e Reprodutivas (escrever e falar), que permitem o resultado em curto espaço de tempo, pois o aluno amplia o seu vocabulário, passa a reconhecer a estrutura da língua e a saber como usá-la em contextos diferentes.
As estratégias adotadas são para lá de divertidas. Os Legos são peças-chaves desse aprendizado que envolve livros didáticos e paradidáticos, recursos musicais, fantoches, adesivos, recortes etc. Nas turmas iniciais, as peças do Lego são grandes e a montagem leva à associação de cores e números, por exemplo. À medida que as crianças vão crescendo, o método vai ficando mais complexo, com a adoção de livros didáticos nos quais são trabalhadas claramente as quatro habilidade: ouvir e ler, escrever e falar.

Para os pequenos contratempos, as teachers sacam a  pílula  do  português  que,  doce ou amarga,  dá-lhes o “poder” de trocar algumas palavrinhas em português. Algo rápido, só para pontuar alguma coisa especialmente sobre a convivência e o comportamento.
 

AnexoTamanho
Anúncio-Bilingue-2016-2017.pdf609.08 KB