Mostra de Ciências

Mostra de Ciências

Mostra de Ciências

Durante todo o ano, as aulas de Ciências são permeadas pelo incentivo ao espírito científico e à curiosidade. Em cada etapa, as crianças realizam experiências seguindo um caminho similar àquele que os cientistas seguem: elaboração de hipóteses, levantamento de dados, experimentação, observação e análise, conclusões e registros.

Na vivência cotidiana desse tipo de atividade, os alunos aprendem a organizar o pensamento, a buscar informação, a fazer registros e a recuperar informação. Exercícios do pensamento que são requisitos também em outras áreas do conhecimento .

As experiências são muito bem vindas nessa fase em que elas requerem da manipulação dos materiais, do contato físico com os elementos dos experimentos para dar maior significado ao que precisam aprender. A dinâmica da sala de aula se modifica, tudo se torna mais lúdico e interessante. 

A Mostra de Ciências é o resultado desse trabalho de todo o percurso. Parte-se para um outro tipo de vivência. A oralização do que foi aprendido, a exposição daquilo que se sabe para o outro. Quando a criança precisa expor o seu pensamento por meio da oralidade, tende a aperfeiçoá-lo, a repensar, gerando um ciclo muito positivo de aprendizagem.

Nesse caso, elas se esmeram ainda mais, uma vez que vão comunicar seus saberes às pessoas ligadas aos seus círculos afetivos. A tensão e a ansiedade se mostram para serem domadas pelos pequenos expositores, num exercício seguro de exposição pública.

Fundamental 2º ao 5º ano