Trabalho Infantil: Isso Não é Brincadeira

Trabalho Infantil: Isso Não é Brincadeira

Trabalho Infantil: Isso Não é Brincadeira

Partindo da leitura do livro de literatura O Diário da Rua e Oliver Twist, uma obra autobiográfica da escritora Esmeralda Ortiz, que já foi uma criança em situação de rua, iniciamos um pensar mais crítico sobre a questão da criança que não tem seus direitos básicos assegurados e não consegue se desenvolver plenamente por ter que ingressar precocemente no mundo do trabalho. Como diz Arnaldo Antunes na música “criança não trabalha, criança dá trabalho”.

Diversas atividades são desenvolvidas para que os alunos se informem sobre uma realidade que está em nossas ruas, em nosso dia-a-dia, mas que nem sempre é percebida e que muitas vezes pode passar ao largo.

O que leva a criança ao trabalho tão cedo, de maneira tão cruel? A fome, a falta de escolaridade, o descaso político? Encontramos muitos outras causas como o consumismo, a desigualdade social, o desemprego dos pais. De qualquer forma, Nenhum dos fatores é responsabilidade da criança.

Desenvolver a solidariedade e a capacidade de indignação diante das injustiças e dos desequilíbrios sociais deve ser uma tarefa que se inicia desde os primeiros anos.

Fundamental 2º ao 5º ano