Herói dos nossos tempos

09/03/2017
Daniel Urano foi aprovado no ENEM. Vai cursar Direito na Universidade Federal do Ceará.

O herói dos quadrinhos que tece redes arranhando o céu é um jovem muito próximo da realidade. Ele tem problemas financeiros, é tímido e nada orgulhoso. O homem-aranha, de tão próximo de todos nós, é um dos super-heróis mais queridos da história dos quadrinhos.

Tal e qual Daniel Urano, o aluno do Santa Cecília que já havia alcançado popularidade na Escola ao se vestir de homem-aranha e encantar os encontros dos projetos da Pastoral. Foi assim, no final de 2016, no Natal Solidário da Escola, que traz crianças atendidas por projetos sociais para um dia de diversão. A sua presença encheu de brilho pequenos olhos incrédulos com a chegada “em carne e osso” do homem de vermelho que escala paredes.

Certo. Mas o que faz de Urano um herói convincente? Poderíamos dizer da caracterização. Ele não usa uma fantasia de varejo, sua roupa foi feita sob medida, emborrachada, e não há o que tirar do que vemos na TV. “Juntei um dinheiro e mandei fazer a roupa. Essa ideia partiu da inquietação surgida com as manifestações de julho de 2013, do que eu poderia fazer para tornar o País melhor. As crianças precisam, sobretudo, de atenção, daí veio o personagem. Queria inspirá-las a acreditar que dias melhores podem chegar”, conta.

Ele passou a atravessar a cidade encarnando o herói, distribuindo panfletos sobre prevenção ao câncer, preservação do meio ambiente, respeito à mulher... Textos produzidos por ele próprio e entregues no caminho entre a sua casa e instituições como Fundação Peter Pan e Lar Amigo de Jesus.

O ano de 2016 não foi fácil. Em meio à pressão de ser aprovado no ENEM, Daniel foi se esquivando das adversidades, trocando as noites de diversão pelos grupos de estudo. “O grande diferencial do Santa Cecília é que o ambiente nos estimula a estarmos juntos, um ajudando o outro, trocando dicas e experiências. Os que querem o mesmo curso não se tratam como adversários”, percebe Daniel, traçando conexões com seu próprio modo de ver o mundo.

Daniel Urano foi aprovado no ENEM. Vai cursar Direito na Universidade Federal do Ceará, uma escolha que tem muita conexão com o seu modo de encarar a vida. “A ideia de justiça está na origem dos super-heróis. Desejo na minha vida profissional defender os direitos dos mais necessitados”.