A Importância da Autonomia

Uma reflexão da equipe de Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional.  
17/05/2019

Geralmente vista como “ser capaz de fazer as coisas por si mesmo”, a autonomia também se refere ao desenvolvimento moral, à capacidade de tomar decisões e de arcar com as consequências delas.

A criança conhece o mundo inicialmente a partir da mãe. De uma dependência quase absoluta, passa a uma dependência relativa, e uma “distância” maior dos pais vai se fazendo necessária com o passar do tempo. As crescentes habilidades e capacidades dos filhos em executar pequenas tarefas precisam ser reconhecidas e valorizadas, havendo um espaço para que realizem atividades que antes não conseguiam realizar sozinhos, como se despir e vestir, organizar a mochila, guardar a roupa no cesto de roupa suja, arrumar a cama e o quarto, servir o próprio prato, preparar um lanche, fazer uma compra ou pagamento, entre outras.

Cabe aos adultos a tarefa de dar oportunidade à criança e ao adolescente de experimentar, arriscar, conhecer e aprender, descobrir, de forma segura, mais sobre si mesmo e sobre o mundo. Acompanhar esse processo pede dos pais uma postura atenta e cuidadosa às necessidades dos filhos nos diferentes momentos do seu desenvolvimento, sendo importante destacar que a criança e o adolescente devem ser supervisionados em suas escolhas, pois são indivíduos em formação e ainda não estão aptos a assumir as consequências mais complexas de seus atos.

Acolher o protagonismo dos filhos é um exercício de amor e uma aprendizagem que a vida coloca para os pais. Permanece a importante tarefa de estar por perto para orientá-los e incentivá-los em sua caminhada, ajudando-os a compreender e avaliar algumas situações e apoiando-os em suas tentativas de voo, sabendo que erros e acertos fazem parte desse processo.

Não nascemos prontos, vamos nos construindo a partir do que vivemos, e os desafios são boas oportunidades de amadurecimento, portanto, não necessariamente precisam ser evitados. É a aposta que os pais fazem no crescimento dos filhos, o que possibilita que crianças e adolescentes possam construir uma imagem positiva sobre si mesmos, sentindo-se capazes de contribuir, participar, realizar e resolver coisas, desenvolvendo a segurança e a capacidade para darem seus passos e escreverem a sua própria história.

 

Projeto Tecendo Diálogos

 

SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - SPE

 

 

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
Todas as digitais são diferentes, o que nos torna únicos!