Adolescência em Movimento 2019

E se fosse com você? Construindo uma comunicação compassiva.
12/04/2019

Facilitar o convívio empático, respeitoso e construtor de vínculos saudáveis entre os alunos, dentro de uma perspectiva da cultura de paz, prevenindo situações nocivas ao pleno desenvolvimento humano são os objetivos desta edição do projeto Adolescência em Movimento.

O projeto, que traz como tema “E se fosse com você? Construindo uma comunicação compassiva”, vem dar continuidade ao trabalho da sala interativa realizada na SICE 2018, ampliando a experiência sensorial para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio e acrescentando o eixo cognitivo que se refere à comunicação interpessoal saudável.

A ideia é desenvolver nos alunos a sensibilidade para a percepção do que acontece a sua volta e instrumentalizá-los para a prática da cultura de paz através do aprendizado e da vivência da Comunicação Não Violenta.

Os encontros acontecerão nos dias 15, 16, 22, 23 e 24 de abril.

Programação de cada palestra:
1ª Parte: Vivência sensorial
2ª Parte: Palestra e debate sobre Comunicação Não Violenta

 

Palestrantes

8º e 9º Ano
Marcelo Amoreira
Professor de Filosofia, Sociologia, História, com larga experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Idealizador e realizador de projetos multidisciplinares ligados à difusão da Filosofia, Cultura e Educação para jovens e adultos. Autor de contos, com participação no Programa Editorial da Casa José de Alencar da UFC. Palestrante e facilitador de oficinas em universidades públicas e privadas, com temas ligados ao pensamento contemporâneo e a práxis filosófica.

1º e 2º Ano
Bruno Pinto Freire
Psicólogo, Especialista em Educação Inclusiva e em Saúde da Família. Cursando especialização em Psicoterapia Sistêmica de Família e de Casal. Membro da Associação Cearense de Terapia Familiar. Estudioso e com experiência na difusão da Cultura de Paz através de palestra para alunos, pais e professores de escolas públicas e privadas.
 

Notícias Relacionadas

Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.
Nas aulas de Geografia, os alunos desenvolveram a simulação do crescimento de uma cidade.