Amor por Fortaleza

A semana foi dedicada à culminância do projeto “Conhecendo Fortaleza”.
26/10/2017

A semana foi dedicada à culminância do projeto “Conhecendo Fortaleza”.

Um desfile de etnias, de nações, de tipos humanos se alternava no palco da culminância do projeto Conhecendo Fortaleza, cuja plateia era formada pelas famílias. 

A semana inteira foi dedicada ao encerramento desse projeto que desperta nas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental o respeito pela história e pelos encantos da cidade onde a maioria nasceu. Como todo grande centro urbano trazendo suas contradições, mas também muita beleza. 

A gente só gosta do que conhece. Verdade. Ali, naquela apresentação, se via o prazer com que os alunos encarnavam índios, vaqueiros, pescadores, rendeiras, turistas, portugueses, holandeses, franceses... É dessa miscigenação que nasce um povo alegre, acolhedor, festivo e batalhador.

No palco, a índia Iracema fazia as honras da casa recepcionando os grupos. “Olê muié rendera/ Olê muié rendá/ Tu me ensina a fazê renda/ Que eu te ensino a namorá”. As pequenas rendeiras se peneravam ao som do clássico de Zé do Norte.

Na coreografia dedicada ao turismo, Iracema se transforma na estátua do artista Zenon Barreto, que é um marco da Praia de Iracema. Uma profusão de flashes, selfs registravam a passagem dos “turistas” pelas nossas belas praias, um pouco de humor na apresentação.

E assim passaram os vaqueiros montados em seus cavalos, os pescadores jogando redes ao mar, a elegância francesa, portugueses, holandeses... As crianças saem desse projeto pertencendo ainda mais “à cidade da luz”. 

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...