Andar com fé

A SICE 2019 traz como tema as muitas manifestações de devoção do povo. Conheça os temas/séries.
14/08/2019

A relação com o sagrado se manifesta através dos ritos e festejos da fé. Os rituais são criações que revelam o valor das tradições e do patrimônio religioso de um povo. Na SICE, o tema "Festejos da Fé: a devoção de um povo" será apresentado como uma atividade pedagógica que trabalhará a cultura religiosa e suas diversidades, conteúdo significativo para uma ação formativa dos valores da tolerância, do respeito e da espiritualidade.

Conheça os temas de cada série:

6º ano
Romarias do Juazeiro do Norte

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é uma manifestação de piedade popular do município de Juazeiro do Norte-CE, ocorrida anualmente em 2 de fevereiro. A ela acorrem peregrinos de diversas localidades do Nordeste do Brasil, e mesmo de outras regiões, o que a torna uma das maiores festividades católicas do Juazeiro, junto com a Romaria de Finados. 

7º ano
Festa de Santos Reis

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva,  comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo. A denominação fala dos festejos entre o Natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao cortejo de pedintes cantantes, como aos autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo 

8º ano
Festa do Nosso Senhor do Bonfim

A Lavagem do Bonfim é uma celebração inter-religiosa que acontece em Salvador, na quinta- feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, em janeiro. Nesse período também ocorre o novenário solene e exposição do Santíssimo Sacramento, interrompido apenas no dia da Lavagem, quando ocorre o cortejo entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim. A Lavagem é um "Símbolo do sincretismo religioso da Bahia".

9º ano
Festa de Santo Antônio de Barbalha

É também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, uma festividade popular anual da cidade cearense de Barbalha. Suas origens remontam 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e hasteamento da bandeira, entre maio e junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo.

1º ano EM
Festa de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, Ela é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980.

2º ano EM
Círio de Nazaré  

É uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no município de Belém, no estado brasileiro do Pará. Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma vocação religiosa herdada dos colonizadores portugueses - em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila da Nazaré.

 

 

Notícias Relacionadas

Começou a preparação para esse novo passo no caminho de fortalecimento da fé.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...