Arte cearense no Brincarte 2023

Uma das mais lindas homenagens a artistas cearenses.
19/12/2023

O Brincarte é um projeto que desperta a vontade de voltar a estudar na Educação Infantil. Ao entrar no universo expositivo de trabalhos artísticos produzidos pelas crianças, vemos que não é possível mensurar um conhecimento tão amplo, complexo, inovador e sensível que vai na bagagem para o resto da vida.

O percurso pode começar pelo universo lúdico de Dim Brinquedim, capturado pelas crianças do Infantil 2. Elas produziram seus próprios brinquedos inspirados na obra do artista! Cobras, carrossel de bonecas, avião, releituras para morrer de fofura. De Dim para Espedito Seleiro.

Quem aí tem uma sandália ou um acessório de Seu Espedito, um artesão conhecido mundialmente? As crianças do Infantil 3 produziram sua própria “coleção” inspirada no mestre do couro: banquinhos, coletes, sandálias, almofadas, novas versões com um olhar infantil que trouxe ainda mais cor para a arte do mestre. Sonha-se em meio aos bordados e flores de Nice Firmeza! As crianças do Infantil 4 construíram um baobá no meio da exposição e tornaram tudo lúdico e mágico a cada bordado, desenho, móbile...

Presença ilustre na exposição! O arquiteto e compositor Fausto Nilo veio conferir a releitura que as crianças do Infantil 5 fizeram de seu trabalho arquitetônico e se encantou. Mercados, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre outros equipamentos que compõem a vida urbana da cidade fizeram parte das maquetes e estruturas construídas pelas crianças. O 1º ano subiu ao palco para recitar seus próprios versos de cordel, arte cearense homenageada pelas crianças, que fizeram esculturas, versos e ilustrações. Outra ilustre presença, o cordelista Paiva Neves veio prestigiar e interagir com os visitantes, mostrando que a arte popular se faz no meio de nós.

Uma das mais lindas homenagens a artistas cearenses.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!