Depoimento sobre a EURO - Smilla Tome

A EURO é muito mais que uma viagem, ela te abre as portas para o mundo e, principalmente, abre as portas para você mesmo.
05/09/2013

"Você nunca entende o que é uma EURO até vivê-la". Isso é uma frase muito comum de se ouvir antes do dia do embarque e uma frase muito comum de ser dita a partir do retorno, pois só quem viveu os 30 dias de EURO pode assimilar o que essa frase significa.

Significa aproximadamente 90 jovens, inseguros, saindo das asas dos pais e descobrindo o mundo, ao lado dos seus melhores amigos e de coordenadores que preencheram a ausência familiar em todos os sentidos, em cada "bom dia", no ensinamento, no cuidado, na preocupação. Foi extremamente necessário para a minha aprendizagem, no geral.
Significa conhecer o Velho Mundo em uma perspectiva contemporânea, pisar em lugares sagrados, sentir o ar dos maiores artistas da humanidade.
Significa aprender que arte pode ser tudo, menos chata e entediante.
Significa ter coragem de adquirir auto-conhecimento, perceber qualidades e defeitos, até então desconhecidos.

Eu poderia escrever sobre milhares de significados, mas nada será o suficiente.

A EURO é muito mais que uma viagem, ela te abre as portas para o mundo e, principalmente, abre as portas para você mesmo.

Tudo aquilo que aprendi sempre ficará muito bem guardado dentro de mim, cada memória, cada sensação. A EURO não é uma viagem de compras, futilidade mas, sim, uma viagem ao interior da sua alma, dos seus medos, das suas angústias.
Foi nesse um mês que aprendi a confiar em mim mesma, a assumir meus erros e a lutar contra minhas batalhas internas. Aprendi a reconhecer amigos, a pensar neles tanto quanto em mim, pois lá, não existe um lugar no ônibus para o egoísmo.

Não existe fórmula para vivê-la, não existe aquele que aproveitou mais ou menos. Somos uma família que existe desde a primeira de todas as EUROs e cada um que já a viveu sabe, dentro de si, que aquilo que foi vivido nenhum retrato e nenhuma legenda será o bastante.

Obrigada pela oportunidade.

Smilla Tome

Notícias Relacionadas

Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.
Viagem Pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental.