"Deus lhe pague" (Chico Buarque)

Encerramento da SICE, uma dança que começa com Chico Buarque e termina com Skank. Não dá pra ficar parado.
29/08/2016

“COGNIÇÃO E EMOÇÃO, a educação com estética. Uma vivência musical, com mais de 700 estudantes dançando e cantando. Foi assim a festa de encerramento da Semana de Integração Cultura e Esporte (SICE 2016), do colégio Santa Cecília, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Plasticidade, aprendizado, expressão do pensamento, da voz e do corpo em coletivos vibrantes. Dá uma esperança na gente...” A postagem nas redes sociais é do Flávio Paiva, pai do Lucas, que este ano conclui o Ensino Médio no Santa Cecília.

A emoção do Flávio, que é da música, é de todos nós. Uma noite que começa com Waldonys, ao vivo, ele e seu inseparável acordeon, uma apresentação minimalista e bela. Antes dele, veio o “canções”, um vídeo produzido especialmente para esse momento, com educadores e alunos revelando suas músicas de predileção, contando histórias em torno delas.

O time de apresentadores ganhou novo perfil na SICE 2016. Do 6º ano ao Ensino Médio, todas as séries tinham seus representantes, uns mais nervosos, outros bem à vontade, mas todo mundo teve voz. Vozes essas que ecoaram ginásio adentro. Entre uma dança e outra, alunos tomavam o microfone e cantavam os nossos ídolos da MPB.  

É chegada a hora da primeira coreografia. Chico Buarque, um vai e vem de clássicos bem encenados, dançados, sentidos pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio. Que abre-alas! O 1º ano concentrou-se na emoção de uma história pessoal de superação, a do vocalista do Paralamas do Sucesso, Herbert Viana, que atravessou o acidente fatal que tirou a vida de sua mulher e o deixou paraplégico. Ele voltou a cantar. E a coreografia explodiu nesse clima de volta por cima.

Lá vem Gilberto Gil trazendo o 9º ano para as muitas fases desse polivalente compositor. Lulu Santos impregnou o ambiente de romance, “consideramos justa toda forma de amor...”, na singela coreografia do 8º ano. Caetano Veloso “entra no palco” com suas cores do Tropicalismo e um 7º ano cantando com alegria seu repertório sofisticado e eclético.

Encerrando as apresentações competitivas, os campeões da dança: 6º ano! Que lindeza aquele entra e sai de patins, bicicletas, cores e, especialmente, a concentração de quem pisava pela primeira vez naquela monumentalidade de ginásio ao som do Skank. Tradicionalmente, o 3º ano do Ensino Médio fecha a noite com a grande emoção de se despedir de sua Escola do coração. Lembranças, lágrimas e emoção tomam o salão. 

O encerramento da SICE 2016 contou com um personagem a mais: a plateia. Não teve um só momento em que o público não cantasse junto, não se emocionasse, não curtisse como nos velhos festivais da canção.

O que fica disso é uma verdadeira formação musical pela qual os alunos foram envolvidos e, como diz Flávio Paiva, “dá uma esperança na gente...”   
 

Notícias Relacionadas

Camisa Vencedora da Votação.
Os alunos votaram e elegeram pelo site o modelo de camisa predileto.
A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.