Encontro com Fabiano dos Santos

14/01/2016

O Encontro Pedagógico deste ano, que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro, irá refletir a cultura popular no contexto escolar. Abrindo a programação, o professor, escritor e gestor cultural Fabiano dos Santos discorre sobre Educação e Cultura.

Fabiano dos Santos Piuba é Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC, com mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação, também pela UFC. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, de 2005 a 2007; Assumiu, em 2008, a Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura e ocupou ainda a Diretoria de Leitura, Escrita e Bibliotecas do CERLALC-UNESCO. Hoje está como Secretário Adjunto da Cultura do Estado do Ceará.

Ao assumir o novo desafio de gestão cultural, ele escreveu:

“Desde 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, assumi a função de Secretário Adjunto da Cultura do Estado do Ceará, à convite de Guilherme Sampaio (nosso Secretário) e do Governo do Estado. Gosto de pensar a cultura como solidariedade e como bem comum de cidadania e de transformação humana e social. Mas gosto de vê-la também como a lâmina do arado, tal qual como na etimologia da palavra em sua origem inglesa. Então, dentre as possibilidades da política cultural, encontra-se a cultura como lâmina, com sua força de preparar e arar o cultivo humano, mas também de corte e de rupturas sociais. Política cultural, portanto, só faz sentido se for para pensar/agir/atuar/fazer/praticar a diversidade artística e cultural como foice para transformar o já estabelecido.”

Programação

15 de janeiro
Manhã - 8 às 12 horas
Local: Ginásio
Acolhida com o SOR
Palestra de Abertura - Educação e Cultura
Com o professor, escritor e gestor cultural Fabiano dos Santos

Tarde – 14 às 17h30min
Local: Auditório
Acolhida com o Núcleo de Arte
Mesa-redonda (relato de experiências) com educadores Santa Cecília
Apresentação do Coral

16 de janeiro
Manhã - 7 às 12 horas
Acolhida com o SED
Passeio Cultural (Pontos Históricos de Fortaleza), guiado pelos professores da área de Estudos Sociais
*Saída dos ônibus pontualmente às 7h15min

Celebração de Encerramento
Show Canção do Exílio - com Natasha Farias, Bedê e banda
Local: Teatro Carlos Câmara

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.