Gamificação na Matemática
Os games estão presentes nas aulas dos professores Davi Ricardo e Célio Dutra desenvolvidas no Laboratório de Matemática. Eles propuseram aos alunos do 7º ano atividades com o intuito de explorar os objetos de conhecimento, como a média aritmética.
A gamificação na educação é vista como uma metodologia ativa que busca promover o protagonismo do aluno, ou seja, é uma prática que o estimula à participação, tornando-se agente de seu próprio aprendizado.
A atividade individual foi realizada utilizando Chromebook, na qual o aluno, para acessar uma vaga de estacionamento, necessitava calcular uma média aritmética. Além do cálculo matemático, os alunos desenvolveram noções de direção e sentido, combinação necessária para mover o carro, fazer baliza e desviar obstáculos. Os professores apresentaram, a partir do conteúdo, um jogo desafiador com 30 níveis de dificuldade, o que gerou empolgação e envolvimento dos alunos.
“Os professores observaram que essa dinâmica de aula na sala interativa instigou o interesse dos alunos pelo aprendizado e, como consequência, potencializou o conhecimento, além de influenciar no desenvolvimento de competências socioemocionais como a persistência, a liderança e a autonomia”, ressalta Izabel Leite, Supervisora Pedagógica do 6º ao 9º ano.