Geografia no cotidiano
Eles chegam com toda a energia no laboratório de Informática. São recebidos pelo professor Agagilson Góis que faz uma introdução de alguns detalhes técnicos e da localização dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. A professora de Geografia Andriza Alves contextualiza o assunto, dá explicações sobre a evolução do trabalho que está em andamento.
Na verdade, são duas atividades em curso no 6º e 7º ano, na disciplina de Geografia. Mobilidade Urbana é o tema do 6º ano e o 7º desenvolve um Jornal Geográfico Digital.
O desafio para o 6º ano é elaborar uma apresentação digital do estado da Mobilidade Urbana em Fortaleza. Os alunos pesquisam em casa as questões ligadas ao tema, fazem as suas críticas e passam à apresentação, uma visão crítica do que estão estudando. Os temas mais pesquisados são o sistema cicloviário e as faixas expressas para ônibus e outros temas afins.
O interesse é total pois essas temáticas repercutem na vida dos alunos e estão ligadas ao conteúdo estudado na etapa. Uma oportunidade para pensar com criticidade sobre o espaço geográfico e as intervenções dos poderes públicos e privados nesse espaço.
No 7º ano, a disciplina é dividida entre as professoras Karla Regina e Andriza Alves. Os alunos aprendem a desenvolver um Jornal Geográfico Digital. A pesquisa, no caso, é sobre o Brasil, o Ceará e a cidade de Fortaleza. Aqui os temas transitam entre a conjuntura econômica da sociedade atual, a relação e a interferência que os fatores econômicos causam na sociedade e tantos outros que vão ganhando forma através de matérias em um formato de jornal. Valem dados, imagens, curiosidades e as mais variadas formas de tornar o tema palpável, compreensivo e aplicado ao que se vive no dia a dia.