Meu corpo, da cabeça aos pés

A lousa digital foi utilizada como ferramenta do projeto que explora o corpo humano
27/03/2017

Como nascem os bebês? "O carocinho fica procurando o bebê!" (Maria Clara – Infantil 4B), "Coloca a sementinha na barriga da mamãe!" (Lara - Infantil 4B), “O bebê vem do céu.”  (Sarah – Infantil 4A). Respostas das crianças ao serem indagadas sobre as origens. Essas e outras questões surgem com “Meu corpo, da cabeça aos pés”, projeto que é um verdadeiro mapeamento da identidade de cada uma das crianças.

Com o projeto, elas descobrem a própria identidade, de onde vieram; como nascem os bebês; aprendem a cuidar do corpo, através da higiene e da alimentação; conhecem os órgãos do corpo humano e suas funções; exploram sentimentos e emoções...

Diante da questão, como os bebês entram na barriga da mãe, respondem: "Quando a mamãe come muito vem um bebê!" (Gabriela – Infantil 4C), "O doutor coloca a sementinha na boca da mamãe, ela engole e o bebê aparece!"(Luy – Infantil 4C), “A sementinha chega nadando na barriga da mamãe” (Lia – Infantil 4A).

Em 2017, as professoras Márcia, Lilia e Margary adotaram a lousa digital como recurso didático para facilitar na compreensão dos processos de desenvolvimento. A adesão foi imediata! "A gente achou muito legal porque a Zayra colocava o dedo e aparecia muitas coisas. E também apareciam dois computadores gigantes". (Júlia, Lia e Liz - Infantil 4C). Carlos Eduardo (Infantil 4A) gostou de aprender assistindo filmes e a Ana Clara (Infantil 4ª) se impressionou com as dimensões da tela e as luzes. “A lousa digital é legal porque tem joguinhos e a gente pode brincar.” (Raul e Isaac – Infantil 4B).

 

Notícias Relacionadas

A Tecnologia Educacional inaugurou, com a visita à Casa de Anne Frank, uma experiência...
A utilização dos recursos gráficos foi muito importante para a criação dos enredos.
O projeto potencializa o desenvolvimento das competências digitais na formação docente.