O sistema sensorial

O Laboratório de Ciências propôs uma aula em que alunos vendados percebem os sentidos.
02/09/2019

Eles andavam em dupla pelos corredores, um com os olhos vendados e o outro como guia. Receio dos tropeços, falta de referencial e tudo muda no modo de perceber o entorno. O exercício é uma proposição da professora Mariane Pinto, no Laboratório de Ciências, para que alunos do 8º ano compreendam experimentando o funcionamento do sistema sensorial.

Esse sistema é formado por receptores sensoriais, que são estruturas especializadas na percepção de estímulos provenientes do ambiente e do interior do corpo. Geralmente, os receptores sensoriais são neurônios ou células epiteliais modificadas.  

Luiza Lacerda e Maria Natyele (8ºA) formavam uma das duplas. Não tocar em nada e se deixar levar por outras sensações como sons e cheiros despertaram a curiosidade e o interesse das duas. A aula prática ainda exigia da dupla a responsabilidade com o outro, conduzir seu parceiro permitindo que ele experimentasse outras sensações, sem que corresse riscos.

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções