Palestra com Luiz Hanns

O evento é dirigido às famílias e educadores da Escola. Dia 18/09, às 20h, no Teatro Via Sul.
06/09/2019

O Colégio Santa Cecília promoverá uma palestra dirigida às famílias da Escola, ministrada por Luiz Hanns, escritor e Doutor em Psicologia, com o tema "Relações entre o eu e o outro, na família, nos grupos sociais e na escola".

Luiz Hanns é Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor, palestrante e autor de vários livros, entre eles: A arte de dar limites, A Teoria 
Pulsional, A Equação do Casamento.

Os inscritos devem se dirigir à sala da ACDMAV para retirada dos ingressos definitivos. Atendimento presencial nos dias 13, 16 e 17/09, das 7h15min às 16h.

Sobre o tema
É comum que nas famílias troquemos muito amor, carinho, contudo permanecemos num nível de diálogo superficial. Muitas vezes, nossas conversas tratam sobre o cotidiano, agendas, cobranças de tarefas, compromissos, providências na gestão da família ou, nos momentos relaxados, sobre lazer, viagens, esportes, consumo etc. 

Não costumamos falar com franqueza sobre os grandes temas da vida, sobre a história de cada um, sobre os afetos, medos e sonhos, sobre valores. É raro estarmos num ambiente tranquilo, sem pressa, a falar com franqueza, sem julgamentos, sobre o que pensamos da vida, do amor, do sexo, da política, dos amigos. Em geral, não sabemos até onde podemos nos abrir, perguntar e trocar ideias. Muitos de nós não sabem pensar junto aos filhos, sabem dar broncas, sermões, conselhos ou ceder, omitir-se e negociar demais. Tampouco, conseguimos falar sobre problemas sem entrar em conflito. Temas como falta de dedicação aos estudos, brigas entre irmãos, desleixo, excesso de uso de celular e games, drogas normalmente geram confrontos ou são evitados.

Nessa palestra, Luiz Hanns versará, por meio de exemplos práticos, sobre modos como pais e filhos possam estabelecer relações mais conectadas e menos superficiais. Para isso, apresentará o conceito de diálogo em conexão com os pensamentos e emoções. Um modo de se comunicar que muda a qualidade das relações e permite também abordar com filhos temas difíceis de maneira serena. O mesmo conceito pode ser empregado nas relações entre professores e alunos e pais e escola, promovendo trocas mais produtivas no ambiente escolar.

 

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...