Pensamento integrado

Integração das disciplinas de arte e filosofia, dos professores Isabella Furtado e Thiago Roque, torna o conteúdo mais rico.
13/03/2018

O tema é filosofia e arte. Isabella Bedê é professora de arte no 4º, 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. As aulas no 4º e 5º ano são geralmente alternadas entre arte e filosofia, duas disciplinas centrais para constituir o pensamento crítico. Quando o assunto é Impressionismo para o 4º ano e Modernismo para o 5º, a filosofia e a arte se unem gerando ações conjuntas.

Nas aulas sobre o Impressionismo surgem questões acerca da liberdade de expressão, a pintura ao ar livre, as cores, o comportamento mais questionador, muito presente nessa fase da arte que trouxe grandes nomes como: Monet, Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir e tantos outros. A questão da luz e do movimento ganham vida nas pinceladas soltas que geram uma impressão do que está sendo recortado como tema, muito mais do que o desejo de retratar o objeto em si. Não poderia deixar de ser, o trabalho dos alunos é concluído com pinturas em telas ao ar livre.

Já para os alunos do 5º ano será vivenciado o período Modernista Brasileiro nas Artes. Nomes das artes plásticas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari, entre outros, e na literatura Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Clarice Lispector são  tema para reflexões e expressões na filosofia e na arte, trazendo os questionamentos que esse período trouxe para as pessoas.

Para Isabella, a evolução dos alunos no campo das artes é visível: "Cresceu muito o interesse e sempre que um dos nossos alunos viaja e tem a oportunidade de visitar grandes museus, volta contando suas impressões e trazendo um pequeno souvenir de recordação para a sua professora de arte”, brinca.
Essa integração das disciplinas de arte e filosofia, dos professores Isabella Furtado e Thiago Roque, traz essa visão integrada dos saberes, assim como a vida também é feita de encontros.

Ivan Guimarães é coordenador de Comunicação do Colégio Santa Cecília

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...