Projeto “Crescer é...”

O 1º ano do EF é de transição, em que uma nova rotina e estrutura escolar trazem novos desafios.
07/06/2019

Crescer é descoberta, aprendizagem, desafio, enfrentamento do desconhecido... É nos redescobrir, aprender mais sobre nós mesmos e o mundo a nossa volta. Algumas conquistas sinalizam que estamos crescendo e funcionam como rituais de passagem. Entrar no Ensino Fundamental, começar a ler e escrever são alguns deles. Se, por um lado, essas aprendizagens são vivenciadas como crescimento, também implicam lidar com o que ainda não dominamos, o que está sendo construído, com o erro, a necessidade de persistir e de acreditar que podemos conseguir.

O primeiro ano do Ensino Fundamental é um ano de transição, em que uma nova rotina e estrutura escolar trazem novos desafios, e as crianças são convocadas a participarem de forma mais ativa e a terem mais atenção sobre suas atividades, produções e materiais.

Pensando nesses desafios, iniciamos o Projeto “Crescer é...”, em que proporcionamos um espaço para cuidar de algumas experiências inerentes a esse momento de escolarização, especialmente as referentes ao desafio de crescer e de aprender postos no processo de alfabetização, fortalecendo a segurança e autoestima das crianças. Acreditamos que, ao trabalhar as emoções relativas a esse momento de mudança, podemos ajudá-las a encontrar caminhos para seus temores, ampliando seus recursos para lidar com eles.

O projeto acontece uma vez por etapa, totalizando quatro encontros ao longo do ano. É desenvolvido pelo SPE (Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional) e conta com a participação dos professores da série. As atividades acontecem a partir da contação de histórias, cujo universo simbólico permite às crianças se identificarem com os personagens e seus dramas, dando vazão aos seus sentimentos e tensões.

A vivência em grupo propicia a escuta da diversidade de interpretações e versões para um mesmo tema e a enunciação de si mesmo, fortalecendo o eu, o outro e a vida em grupo. Além disso, favorece a escuta dos educadores de seu grupo de crianças, ampliando seu conhecimento sobre elas, especialmente sobre sua subjetividade, ajudando-os a acolher as crianças e pensar em intervenções voltadas para suas necessidades. 

Nosso primeiro encontro aconteceu no mês de março. A partir do livro Ninguém gosta de mim, conversamos sobre a relação com os amigos e as estratégias que podemos utilizar para resolver os conflitos, ressaltando a importância da expressão do que sentimos. As crianças puderam também representar através de desenhos situações que lhes causaram incômodo na escola e os caminhos que encontraram para resolvê-las.

Equipe do SPE (Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional)

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