Santa Cecília: 108 anos

16/01/2019

O Colégio Santa Cecília faz parte do Instituto das Damas da Instrução Cristã, congregação belga fundada em 1823 por Madre Agathe Verhelle. Atuando na Bélgica, na Inglaterra, no Brasil, no Zaire e em Portugal, as religiosas Damas têm como carisma: “Revelar a face atual do Cristo Educador” através do “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”.

As Damas chegaram ao Brasil em 1896, estabelecendo-se em Olinda (PE), de onde se transferiram para Recife. Atualmente, a Congregação mantém 13 escolas no País e 1 creche, sendo 2 delas e a creche totalmente gratuitas, 1 casa de apoio ao menor, faculdade, além de fraternidades e centros sociais, onde religiosas e leigos trabalham na educação, evangelização e promoção humana.

Em Fortaleza (CE), as Irmãs chegaram no início de 1952. Um grupo de sete religiosas, tendo à frente Me. Bernadete, veio à capital do Estado para continuar o trabalho de educação da juventude cearense, iniciado em 1911 por Dona Almerinda Albuquerque. Até 1960, o Colégio Santa Cecília funcionou no Benfica e, a partir de 1961, faz a caminhada educativa no bairro Aldeota.

No ano de 2011, o Colégio Santa Cecília celebrou os 100 anos de fundação. Foi um tempo de festa, de encontros, de expressões sensíveis de apreço, de carinho e de amizade. Momento de renovação e de apontar para o futuro com toda a bagagem recebida, a energia e a força que vêm de objetivos claros e confiança na missão. Alunos, ex-alunos, educadores, pais e religiosas celebraram a própria vida. Num ato simbólico, abraçaram a Escola, num gesto caloroso e protetor da educação de qualidade e de valor.

O Santa Cecília se renova nos seus 108 anos para construir a cada dia a identidade de educadores Damas. Profissionais que preparam jovens para enfrentar os desafios da sociedade moderna, incentivando-os a reconstruí-la à luz dos valores cristãos.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.