SETEMBRO AMARELO: “Sua vida é um milagre contínuo da bondade de Deus.”

Valorização da vida e construção de uma rede de apoio.
09/09/2022

O Setembro Amarelo é uma campanha que aposta na prevenção ao suicídio e pretende potencializar uma rede de apoio e ajuda na família, na escola e na sociedade, através da qual seja permitido o acesso aos cuidados e serviços de saúde mental, assim como a uma intervenção precoce e eficiente.

O tema do suicídio tem sido cada vez mais presente em nossa sociedade, embora ainda seja considerado um tabu. A discussão vem carregada de preocupações que, apesar de serem legítimas, não podem nos calar, mas sim nos fazer construir espaços para que a fala vença a insegurança; a presença e o acolhimento ofereçam alento e apoio, tratando o assunto de forma séria, segura e preventiva.

O suicídio é um fenômeno multidimensional, influenciado por vários fatores (físicos, psíquicos, culturais, econômicos, sociais, situacionais e biológicos) e que revela um sofrimento pessoal, subjetivo e imensurável.

A campanha acredita na possibilidade de agir antes que o comportamento suicida se instale como possibilidade. Ela se pauta na valorização da vida e na importância da pessoa, buscando criar uma cultura de mais empatia, solidariedade e cuidado com o outro.

O cuidar daquele que sofre deve se presentificar como escuta atenta e acolhimento à sua fala e perspectiva atual, sem jamais julgar ou banalizar o sofrimento alheio. Diante dele, ao contrário, deve-se comunicar claramente a esperança, a compreensão, o apoio, a ajuda, o amor e a aceitação.

O tema da campanha neste ano é “A VIDA É A MELHOR ESCOLHA” e é nesse sentido que o Colégio Santa Cecília irá realizar, ao longo do mês de setembro, algumas ações de sensibilização e de reflexão com toda a comunidade educativa, considerando as diferentes fases do desenvolvimento dos alunos.

A campanha da Escola traz como lema a frase da nossa fundadora Me. Agathe Verhelle: “Sua vida é um milagre contínuo da bondade de Deus”, com a proposta de promover atividades de valorização da vida e de construção de uma rede de convivência benéfica e fortalecedora da integridade humana. Dessa forma, acreditamos estar atuando no sentido de diminuir os fatores de risco ao suicídio e potencializando os fatores de proteção.

Aproveitamos o momento propício para convidar as famílias a proporcionarem um espaço de diálogo, reflexão e troca com seus filhos, especialmente os adolescentes, sobre o tema. Para tanto, indicamos alguns textos e cartilhas que podem oferecer subsídios para essa conversa.

Em anexo, compartilhamos alguns materiais que tratam sobre o tema, oferecendo-nos subsídios para compreendê-lo melhor e para sabermos como agir nas situações que o envolvam.

Adaptação do texto: Cartilha COMO FALAR DE FORMA SEGURA SOBRE O SUICÍDIO,  do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, SP, 2019.

 

Atenciosamente,

Serviço de Psicologia Escolar

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.