Siará Africano 2019

Siará Africano 2019

Alunos apresentaram conhecimento e emoção que emergem dos estudos sobre a África.
14/06/2019

Sara Ximenes, 9º ano, acompanhava da última fila do auditório as apresentações dos alunos do 4º ano. Balbuciava um trecho de uma das canções, acompanhava o ritmo com os pés, tudo discretamente. Muito do que foi apresentado acionava a sua memória de quando ela, há cinco anos, participou desse projeto que mergulha na importância da África na formação do povo brasileiro.

O Projeto Siará Africano - do Banzo à Luz mergulha nas características da cultura africana e desperta nos alunos a história de suas próprias origens. É a partir da experiência sensível que eles constroem suas próprias narrativas, através das leituras, das pinturas, dos desenhos, das músicas e das danças, das caracterizações.

Nas apresentações, os corpos vão ganhando movimento: dos barcos a remo, das danças e religiosidades, movidos ao som dos instrumentos percussivos.  

Sara estava ali acompanhando a apresentação da prima, Lia. “Achei mais dinâmico do que na minha época e gostei muito da forma como transmitiram a história através da linguagem corporal”, observou.

 

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções