Vestir a camisa

Impressões da mágica noite de encerramento da XXVII SICE.
28/08/2015

Vestir a camisa no jargão popular quer dizer colocar seu coração e todo seu esforço em algo. No encerramento da SICE, parece que se tem um coração coletivo a saltar pela boca.

O momento em que os alunos do 3º ano do Ensino Médio, na sua tradicional coreografia de despedida, vestem a camisa da Escola e a exibem como um troféu, como um guardado dos mais preciosos, é que se tem a dimensão do quanto para eles dançar naquela arena é uma catarse, um momento-síntese de toda uma vida, das descobertas, dos tropeços, dos encontros, dos amores, do viver. 

Coube a cada série fazer a entrega dos quatro elementos da natureza e também da temática do homem e da fé. Com graça, beleza, criatividade e profundidade, as coreografias foram se materializando, com a energia do fogo, a sinuosidade da água, a força da terra, a fluidez do ar, a vitalidade do homem e a liga da fé; a noite foi grande, envolvente e mágica.

Encantou também a comunicação entre o público e os participantes, sinergia que se sentia como uma corrente elétrica nos aplausos, na vibração, no ferver das emoções. A arte ia acontecendo nas suas mais variadas expressões e, assim, encerrava-se uma semana que envolveu alunos, educadores e as famílias. Alunos momentaneamente atores, dançarinos, pesquisadores, atletas… realizaram a XXVII SICE, um belo capítulo das suas vidas. Aprenderam, mais uma vez, a importância de ganhar, perder, celebrar, realizar e se solidarizar.

Irmã Eulalia representava ali a grande maestra que ligava todos os pontos, unindo o carisma da instituição, a essência dos professores, a enorme dedicação da equipe administrativa, a explosão dos alunos, o envolvimento dos pais, a presteza dos fornecedores e todos que estavam integrados para fazer acontecer a inesquecível festa da vida. As suas palavras silenciaram o ginásio e percorreram o espaço chegando ao ápice com o conceito que integra todos os fazeres da Escola: Aqui a vida acontece, Duc In Altum. Mas foi a frase de um garoto de 12 anos que podia ter se perdido no meio de tanta luz que sintetizou a maestria dessa líder: "eu amo essa mulher". Ficou subentendido todo esse conjunto: "eu amo essa Escola".

 

Veja o que aconteceu na XXVII SICE

 

 

AnexoTamanho
sice_2015_resultado_final.pdf112.87 KB

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.