Vida em terras italianas

Davi Nogueira voltou do intercâmbio na Itália fluente no idioma e trazendo novos hábitos.
17/10/2019

A Itália pode ser um maravilhoso destino para intercâmbios estudantis. Davi Nogueira descobriu vivenciando na prática, durante o ano de 2018, quando se mudou para uma pequena cidade, Martellago, para viver com o pai durante um ano. Martellago é um pequeno município italiano, da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 20 mil habitantes.

Os primeiros dias são sempre os mais difíceis: a barreira do idioma, a falta de amigos, a adaptação ao clima e à culinária... Davi foi driblando, com a facilidade em se comunicar, cada um dos desafios de viver em terra estrangeira.

“Aprendi o idioma com certa rapidez e a metodologia da Escola também ajudou. Eram apenas 18 alunos em sala e formávamos duplas, sempre que tinha dúvida eu podia perguntar do lado”, conta Davi que, de volta ao Santa Cecília, já retomou sua rotina.

Ele estudava em uma escola pública muito boa, equivalente em termos de conteúdo ao Santa Cecília. Além do Italiano ele aprendia inglês e tinha a opção de escolher mais um idioma estrangeiro.

O futebol foi, no entanto, seu passe livre, onde fez amigos e experimentou jogar em um dos times da cidade e competir vestindo a camisa local.  Davi foi criando vínculos, conhecia do sorveteiro ao padre da cidade, já circulava com desenvoltura e também com a liberdade de andar pelas ruas de uma pequena e pacata localidade sem medo, a qualquer hora do dia ou da noite.

Davi já está perfeitamente reintegrado ao Santa Cecília e a sua cidade, Fortaleza, mas há costumes que vai levar pela vida como retirar os sapatos na porta de casa, um hábito de origem oriental que pode ter muitos significados como acreditar que as energias impuras da rua não entrarão em casa ou como demonstração de respeito, indicando que não há a intenção de sujar aquele ambiente.

Viajar é aprender!

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.