Revista Interatividade

“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”
O lugar reflete as pessoas: as de hoje, as de ontem e as que virão. Muitas vidas vão se entrelaçando no dia a dia da vida escolar. Os corredores respiram a vida que pulsa da infância, da adolescência e da presença de educadores e pais.
A vida vai se moldando a fases que nos exigiram e ainda exigem muita versatilidade, paciência e fé que vamos encontrar saídas inesperadas, nas quais a mudança e o cuidado com a saúde individual e coletiva ganharão cada vez mais atenção, como já nos advertia Guimarães Rosa.
Todos tivemos que desenvolver novas habilidades para ultrapassar as fronteiras que foram se formando nestes últimos dois anos.
A Revista Interatividade 2021 contém um pouco do que foi vivido nestes tempos de dor, recomeços e esperança de dias melhores, quando a educação aconteceu com novos aprendizados e por caminhos criativos e surpreendentes.
Escolhemos fazer uma pequena linha do tempo deste ano que só pode ser compreendido verdadeiramente a partir de 2020, pois sabemos que muito do que foi realizado em 2021 encontra suas bases no ano que passou. Entendemos seguramente que foi um período que não obedeceu a um calendário rígido. Os meses e dias tiveram outros significados.
Foi muito belo ver o esforço de todos, famílias, educadores, escola, para ir desfrutando o que de melhor era possível em cada momento.
No calendário escolar, houve espaço para aprendizado, conhecimentos, descobertas, cultura, arte, esporte, espiritualidade e tudo que forma o ser humano nas suas múltiplas dimensões.
Nossa visão de mundo, a solidariedade, o valor dos afetos, o amor pela natureza nos atraíram como um ímã, pois a sua importância era gritante para nos reconhecermos humanos.
Alguns planos tiveram que esperar, foram adiados, mas não abandonados. Houve a compreensão e o respeito pelo tempo presente com suas sensibilidades. Encontramos novas formas de fazer acontecer o que para nós era imperativo.
SICE, Interarte, Brincarte, Olimpíadas, ENEM, Copa do Mundo de Futsal, Festivais, Páscoa, provas, Crisma, Primeira Comunhão, conclusão de etapas. Tudo foi florescendo no campo em lugares diversos. Nosso coração foi se aquecendo com os passos dados. Celebramos cada um.
Foi preciso olhar e dar as mãos a quem conosco caminhou lado a lado. Agora estamos celebrando juntos o final do ano de 2021 e já acolhendo 2022.
É tempo de novos recomeços, mudanças que nos desacomodam e nos impulsionam para continuar a jornada contemplando a beleza e as surpresas do percurso. Estamos trabalhando para trazer muitas novas possibilidades educacionais para o ano que está por vir.
Nossa expressão é de gratidão: pelo vivido, pelo conquistado, pelos aprendizados, pelas perdas que nos deram novos significados e pela vida que renasce a cada manhã.
Que esta Revista Interatividade histórica seja lida e guardada como um marco, uma certificação de todo este ciclo. Sigamos com fé.

Ir. Patrícia Silva de Vasconcelos
Diretora do Colégio Santa Cecília

Acesse aqui a edição deste mês.