Entre átomos, poemas e amizade

O conhecimento que aproxima professor e aluno nas aulas de Química de Aluísio Jr. 
20/07/2020

A cada aula, um texto, uma música, uma emoção. Entender a disciplina de Química como uma ciência da vida ganha muitas dimensões nas aulas do professor do Ensino Médio Aluísio Cavalcante Jr. Desde que as aulas passaram a ser remotas, o nosso professor-poeta não abre mão de dividir com seus alunos certas porções de sensibilidade.  

“Mesmo de longe,
saiba que lhe sinto ainda mais perto do que você pode imaginar.
Sua companhia faz minha vida ser maravilhosamente feliz.
Felicidade real, necessária e inesquecível,
que me inspira quando estamos próximos
e me traz a certeza de que estaremos novamente juntos.
Muitas e muitas vezes.”

Esse trecho do poema de Aluísio faz parte da série “Poemas para aulas remotas e corações presentes”, uma iniciativa de afeto tão característica do mestre nos quase trinta anos de sala de aula, para acolher os alunos em um momento desafiador de isolamento social. “O retorno dos alunos é muito bonito. Eles escrevem, expressam o que estão sentindo, e eu procuro responder a todos individualmente. É linda a interação com eles, como nos momentos em que abrem os microfones e lemos juntos ou nos vários comentários que recebo”, emociona-se.

Neste momento em que as tecnologias digitas e a interação pelas redes ganharam grande alcance, o professor-poeta vem participando de várias lives nas quais os versos têm sempre um lugar privilegiado e tem feito também novos lançamentos de videopoemas em seu canal no youtube. Que a sensibilidade seja sempre o equilíbrio entre todas as forças!

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções