Nossa História

O Colégio Santa Cecília faz parte do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, congregação belga fundada em 1823 por Madre Agathe Verhelle. Com atuação na Europa, na África e no Brasil, as religiosas Damas têm como carisma: “Revelar a face atual do Cristo Educador” através do “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”.

As religiosas Damas chegaram ao Brasil em 1896, estabelecendo-se em Olinda (PE), de onde se transferiram para Recife. Atualmente, a Congregação mantém 13 escolas no País e 1 creche, sendo 2 delas e a creche totalmente gratuitas, 1 casa de apoio ao menor, faculdade, além de fraternidades e centros sociais, onde religiosas e leigos trabalham na educação, evangelização e promoção humana.

Em Fortaleza, Ceará, as Irmãs chegaram no início de 1952. Um grupo de sete religiosas, tendo à frente Me. Bernadete, veio à capital para continuar o trabalho de educação da juventude cearense, iniciado em 1911 por Dona Almerinda Albuquerque. Até 1959, o Colégio Santa Cecília funcionou no Benfica e, desde 1960, faz a caminhada educativa no bairro Aldeota.

Neste ano de 2021, o Colégio Santa Cecília celebra os 110 anos de fundação. É um tempo de festa, de encontros, de expressões sensíveis de apreço, de carinho e de amizade. Momento de renovação e de apontar para o futuro com todo o aprendizado recebido, a energia e a força que vêm de objetivos claros e confiança na missão. Assim, alunos, ex-alunos, educadores, pais e religiosas celebram a própria vida. O Santa Cecília se renova para construir a cada dia a identidade de educadores Damas, profissionais que preparam jovens para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

É nesse movimento de renovação constante que o Colégio Santa Cecília se apresenta, integrando todos da comunidade na missão de Educar para o presente e para o futuro.