A importância do exame de faixa

No dia 23 de novembro, alunos do judô participaram do exame de faixa
13/12/2013

O judô é um esporte que foi criado no Japão pelo professor Jigoro Kano, com a intenção de transformar uma antiga arte marcial utilizada pelos samurais em um esporte que todas as pessoas pudessem praticar. Jigoro Kano viu que, praticar aquela arte marcial, era uma maneira de manter a tradição e a filosofia de vida do povo japonês. Então, ele estudou aquela arte marcial, fez suas adaptações e batizou-a de Judô, caminho suave.

Quando Jigoro Kano criou o Judô, nunca imaginaria que tal esporte fosse se difundir com tanta eficiência e respeito em todos os continentes do planeta.
Apesar de ser membro de uma família bem abastada, seu fundador tinha o espírito de um indivíduo simples e muito comprometido com a educação, como principal instrumento de construção e modificação de uma sociedade no que diz respeito a todos os adjetivos voltados à formação do caráter.

No Judô, as graduações se dividem em: Kyu (graduação inferior), que são as faixas de cores, e Dan (graduação superior), que vem a partir da faixa preta.
Essa graduação deverá ir além da mudança de faixa, que se trata de uma convenção e/ou formalidade, no intuito pedagógico, de estímulo ao praticante.

A graduação ou troca de faixa é uma consequência do aprendizado e não se referem apenas à destreza na realização dos golpes, técnicas perfeitamente aplicadas, perfeição dos ukemis etc.

Em sua essência, a graduação ou mudança de faixa deverá estar sempre atrelada à evolução do praticante dentro e fora do Dojo, ou seja, respeito aos pais, irmãos, amigo, colegas e, principalmente, aos inimigos que porventura os tenham.
Esse equilíbrio e respeito ao próximo é que valida realmente a graduação e/ou troca de faixa de um judoca que pratica em seu dia a dia esse esporte tão nobre que é o judô.

Portanto, o exame de faixa é um momento muito especial, pois é nele que temos a oportunidade de apresentar para os pais dos alunos o trabalho que foi realizado durante todo um semestre e nos faz sentir  realizados quando vemos o sorriso e a alegria dos alunos ao receberem a nova graduação, que é fruto da dedicação e parceria entre aluno, professor e família.

Wesley Amaral – professor de judô

 

Notícias Relacionadas

Segunda Corrida de Rua do Colégio Santa Cecília
Inscrições abertas a partir de 18 de março.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas.