As cores do Brincarte

As crianças da Educação Infantil apresentaram “Grandes Invenções” em formatos e cores variados.
14/10/2014

É como embarcar em um universo de cores quentes, vibrantes, alegres. A infância não é feita de tons pastéis. Bastaria uma volta em torno dos trabalhos das crianças da Educação Infantil, apresentados na Mostra do Brincarte, no último sábado (11 de outubro), cujo tema era as “Grandes Invenções”, para perceber que os pequenos exalam a alegria das cores.

O Infantil 2 caprichou nos transportes terrestres, do trem-bala aos objetos mais sutis como os carrinhos feitos de garrafa pet ou as bicicletas de palito de picolé. O “transporte escolar Santa Cecília”, feito de caixas de papelão, levou a turma inteira dentro. E as carroças, com caixas de sapato, davam um ar saudosista às invenções.

A Mostra do Brincarte parte de premissas importantes: primeiro, um trabalho de pesquisa minucioso, demorado, que envolve inclusive as famílias e, ainda, o princípio da reciclagem, com as sucatas, objetos que podem ser reaproveitados como matéria-prima. A criançada deu show.

O Infantil 3 embarcou nos transportes marítimos e aéreos. Eram jangadas para todo lado e muitas referências de veículos aéreos que as crianças adquiriram ao longo da pesquisa, inclusive na visita guiada à Base Aérea de Fortaleza. Elas inventaram meios de transporte para o futuro movidos a combustíveis inusitados como pipoca, biscoito e que ainda traziam manual de instrução. Junto ao foguete-mochila, por exemplo, vinham as seguintes instruções: “É um meio de transporte prático para o dia-a-dia e movido a sorriso. O usuário deve colocar o foguete nas costas e, através do sorriso, acionar o dispositivo. Quanto maior o sorrido, mais longe se pode voar”.

Relógio, óculos e vestimentas deram o mote para o Infantil 4 abrir alas para interessantes invenções da humanidade. Medir o tempo é um desafio que vai sendo aperfeiçoado ao longo da história como os instrumentos que se baseavam na luz solar, as ampulhetas, os cucos e os atuais digitais. A vestimenta rendeu olhares admirados das crianças, especialmente em relação ao modo como os homens das cavernas protegiam o corpo com peles de animais. E assim passaram pela cultura egípcia, pelos trajes de príncipes e princesas, pela década de 60...

Os meios de comunicação povoaram o imaginário das crianças do Infantil 5. Elas transitaram pela televisão, pelo cinema, produziram seus próprios programas, discutiram criticamente o conteúdo e se encantaram com a genialidade do cinema mudo personificado na figura encantadora do Chaplin. Revelação de um cinema que se faz atemporal, que transpõe gerações. As crianças confeccionaram seu próprio programa de TV, rolos de filmes, as claquetes e conheceram um pouco mais do cinema clássico, das produções dos grandes estúdios, das animações.

A mostra termina na brincadeira. O 1º ano se dedicou aos brinquedos, pura alegria! Confeccionaram carrinhos de madeira e pipas, adornaram piões e bonecas de pano, criaram biboquês, pistas de skates, de autorama... A ordem é brincar!

 

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções