Bastidores da “Terra de OZ”

O espetáculo que marca o encerramento da Educação Infantil é feito de muitas mãos
28/11/2014

Há muita “mágica” por trás de cada espetáculo apresentado no Santa Cecília. A festa de encerramento do ciclo da Educação Infantil, com as crianças do Infantil 5, é sempre um momento marcante, de grande espectativa, preparação e emoção. Este ano, o tema foi Na Terra de Oz: nossos encantos e magias, uma nova interpretação do clássico que reúne Dorothy, o Homem de Lata, o Espantalho, o Leão...

Muito cedo as crianças começam a se familiarizar com o enredo, os personagens, a encarná-los, um trabalho que é feito primeiramente em sala de aula e que resulta em um belo portfólio reunindo atividades gráficas delas e pesquisas sobre o tema, produções realizadas ao longo do projeto e fotos.

Do trabalho individual para o coletivo. É hora de se preparar para contar essa história como expressão da arte, assumir o centro do palco, receber familiares e amigos. Mas antes ainda, como quem rebobina um filme, há um pequeno “exército” a transformar o espaço da Escola em cenários majestosos.

Com a batuta, o design e cenógrafo Tchesco. Ele comanda uma equipe de mais de dez funcionários (carpinteiros, eletricistas, montadores), que vai transformando o ambiente, nos levando para outros tempos, outros universos mágicos. Na equipe: Inaldo, Marcos, Zé Cunhado, Zé Milton, Benedito, Bio, Jorge, Júnior, Bruno, Beto e toda a equipe de limpeza.

Na “Terra de Oz” o castelo de esmeraldas é suntuoso e as crianças desfilaram pela estrada de tijolos dourados. “Primeiro eu tenho que me apropriar das histórias ou do contexto, entender o que é mais importante e, a partir do diálogo com os coreógrafos, definir os elementos cênicos”, explica Tchesco.

O trabalho exaustivo traz também compensações monumentais: “O mais gratificante é ver o brilho no olhar de quem espera por esses cenários. E também me reinventar nesses materiais que estão sempre sendo reciclados. Colunas que já foram templos, lápis de cor e agora se tornam castelos.”

O Santa Cecília agradece a cada um desses profissionais “invisíveis” que tornam a nossa vida mágica.

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções