Cantina saudável

12/08/2013

O Santa Cecília põe em prática, a partir desse semestre, as metas estabelecidas propondo novos hábitos alimentares. A partir deste mês de agosto, já não há mais no cardápio da cantina da Escola, refrigerantes e frituras.

Mas para que os nossos alunos não sintam a falta desses alimentos pouco nutritivos, a cantina oferece combos saudáveis e ofertas de um alimento balanceado por dia da semana com preços mais acessíveis.  A água de côco, aliás, é a campeã de pedidos em substituição aos refrigerantes.

Tudo é uma questão de experimentar e descobrir as delícias de uma alimentação saudável.

 

O que é alimentação saudável? (Manual das Cantinas Escolares Saudáveis)

A alimentação saudável precisa ter como enfoque principal o resgate de hábitos alimentares regionais, estimulando o consumo de alimentos in natura, produzidos em nível local, integrados à cultura da região e de alto valor nutritivo, como frutas, legumes e verduras, grãos integrais, leguminosas, sementes e castanhas, além de ser fundamental a higiene na sua produção, da produção ao consumo.

Assim, uma alimentação saudável é constituída por alimentos com alta concentração de grãos (arroz, milho e trigo), que precisam ser consumidos em maior quantidade durante todo o dia, frutas, legumes e verduras (veja a diferença entre legumes e verduras a seguir) e alimentos como cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas, que são fontes de proteína. Além disso, temos os alimentos de origem animal (carne vermelha, branca, ovos, leite e derivados) que precisam ser consumidos em menor quantidade, de preferência com baixos teores de gordura.

Fonte: Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: Promovendo a alimentação saudável. – Ministério da Saúde, 2010.

 

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.