Copa do Mundo de Futsal

A abertura foi ontem, no Ginásio de Esportes
18/09/2012

Nesta segunda-feira, o Santa Cecília realizou a abertura da V Copa do Mundo de Futsal. O megaevento esportivo conta com o apoio e a presença da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS e do seu presidente, Dr. Aécio de Borba, dos alunos, das famílias e de jogadores profissionais dos principais clubes cearenses de futebol. Os jogos ocorrem entre os dias 17 e 22 de setembro e contarão com a participação de 220 alunos.

Em 2011, quando a Escola completou 100 anos, 100 alunos participaram de um desafio com o time do Ceará Sporting Clube. Placar: 3 x 1 para o Santa Cecília. Foi um jogo memorável. Este ano, os alunos estiveram no centro de treinamento da CBFS, em Iparana, com a Seleção Brasileira de Futsal.

Compondo as atividades, desde o ano passado, o evento criou, também, o seu álbum de figurinhas. Os alunos são os astros principais e vão se descobrindo, reconhecendo os amigos a cada pacotinho rasgado. A ideia é um resgate histórico do prazer de colecionar, de trocar figurinhas, de jogar bafo, e o mais interessante é que as crianças aparecem como atores da própria história.

São 220 alunos/jogadores estampados no álbum, mas, indiretamente, é incalculável o número de pessoas envolvidas, pois o projeto conta com as famílias dos participantes. Há relatos de álbuns em várias partes do Brasil e do mundo.

O grande sonho é fazer da escola, cada vez mais, um lugar de encantamento, prazer e descobertas.

 

Sobre o Projeto
O Projeto Copa do Mundo de Futsal acontece anualmente no Colégio Santa Cecília. Integra alunos através do esporte, do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental. É um campeonato lúdico-competitivo, cujo objetivo central é a participação alegre e prazerosa de TODAS as crianças, além do desenvolvimento da aprendizagem integral dos alunos.

Todos os alunos que praticam a modalidade de Futsal do Núcleo de Esporte participam, representando 21 países do ranking da Fifa. Há sensibilização e preparação gradativa dos alunos para o evento; levantamento de seus conhecimentos prévios, indagações, curiosidades, sentimentos e sugestões que vão sendo partilhados e construídos com a mediação dos professores, concomitantemente ao desenvolvimento do espírito esportivo. Isto porque o foco do trabalho não está centrado na questão do ganhar e perder ou do bom e do ruim, mas está voltado para o exercício saudável da competição, guiado pelo prazer de jogar entre os seus pares e coletivamente.

O envolvimento, a colaboração e a compreensão das famílias se fazem imprescindíveis, conferindo aos atletas suporte emocional, mesclando os incentivos contínuos ao respeito pelo tempo, ritmo e potencialidade de cada um. A Copa do Mundo de Futsal representa, pois, mais que uma experiência de integração, constitui-se uma genuína experiência inclusiva!
 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...