Crianças desbravadoras...

Conheça alguns projetos da Educação Infantil.
13/07/2015

O conhecimento, quando parte dos próprios interesses, da curiosidade das crianças, é muito mais rico e significativo. No Santa Cecília, autonomia é levada a sério desde muito pequenino.
Conheça alguns projetos da Educação Infantil. 

Projeto Era uma vez...
As crianças do Infantil 2 desenvolveram o projeto Era uma vez... Imagine o que as histórias são capazes de despertar no universo infantil, cheio de interesse e curiosidade! Para os pequenos, desvendar o universo das histórias infantis é levantar questões do tipo: “Como um boneco de madeira pode falar? Branca de Neve irá acordar? Que medo devem sentir os porquinhos das garras do lobo? Será que tinha pirulito na casa da bruxa, da história João e Maria?”.

Esse Projeto é um fio condutor que passa pelas diversas áreas do conhecimento através de brincadeiras, confecção de adereços, jogos, os quais propiciam às crianças a vivência de diferentes propostas de atividades, exercitando a imaginação, a expressão de ideias e sentimentos, explorando, assim, a oralidade, a afetividade e a socialização, aspectos que são muito importantes nessa faixa etária.

Durante o projeto, as crianças ouviram histórias, observaram, pesquisaram, realizaram experiências, como também questionaram, confrontaram ideias e construiram novos conhecimentos.

 

O mundo do Circo

“Respeitável público, o espetáculo vai começar!” As crianças do Infantil 3 mergulharam no irresistível mundo do circo. O projeto surge da necessidade de ampliar os conhecimentos relacionados ao mundo do lúdico e do faz de conta.

Nesse sentido, nada como pôr os pequeninos em contato com a magia do circo, que provoca no ser humano a sensação de achar graça das trapalhadas do palhaço, admirar a performance do contorcionista, a audácia dos trapezistas, a surpresa do mágico, a coordenação dos malabaristas, enfim, um universo cultural riquíssimo de movimentos e histórias que não se pode deixar morrer.

Com o projeto, todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo foram vivenciados pelas turmas em atividades de leitura, matemática, linguagem, ciências, desenvolvimento social, emocional, psicomotor, dentre outras.

Os pequenos se tornaram palhaços, artistas, trapezistas, bailarinas e mágicos. Formou-se o picadeiro.

 

Crianças estudam o Universo
“Descobrindo segredos do Universo”, “Viagem ao espaço”, “As aventuras no espaço” e “O Universo e seus mistérios” são temas dos projetos desenvolvidos pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.

O Universo é tema que desperta grande interesse e curiosidade nas crianças, proporcionando incríveis descobertas sobre os planetas, as estrelas, os meteoros, os foguetes, os astronautas...

Assim, o objetivo dos projetos foi investigar, descobrir, conhecer melhor o Universo, em especial o Planeta Terra.

 

Meu corpo da cabeça aos pés
Descobrir a própria identidade, de onde viemos; saber como nascem os bebês; aprender a cuidar do corpo, através da higiene e da alimentação; conhecer os órgãos do corpo humano e suas funções; explorar os sentimentos e as emoções... O projeto Meu corpo da cabeça aos pés é um verdadeiro mapeamento da identidade de cada uma das crianças, de uma riqueza impressionante.

A construção da identidade é um processo permanente, que começa com o nascimento. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, prazeres, temores e paixões. Como ela passa boa parte de sua vida no ambiente escolar, é imprescindível que a instituição ofereça caminhos, experiências e informações que estimulem esse processo maravilhosamente rico e favoreça essa construção da identidade.

O projeto busca, então, levar as crianças do Infantil 4 a se perceberem corporalmente, a se situarem no espaço físico, a diferenciarem suas características físicas, seus gostos, opiniões e, progressivamente, a compreenderem e respeitarem a existência de si e do outro.

 

Mil pássaros pelo céu
Por que pássaros? Onde eles dormem? O que eles comem? Como conseguem voar tão alto? Como alimentam seus filhotes? Do que é feito o ninho? Todas as aves fazem ninho? Todos os ninhos são iguais? Como elas aprendem a voar? Como saem do ovo? Por que as aves cantam?

Essas indagações surgiram da curiosidade das crianças do Infantil 5 diante desses seres tão encantadores, o que possibilita novas descobertas, de uma maneira prazerosa e significativa! As diferenças entre as aves e os outros animais, a importância delas e suas peculiaridades, a valorização e o cuidado com a natureza através da preservação das diferentes espécies, bem como a proteção aos seus ninhos e filhotes, dentre outras reflexões pertinentes, são temáticas exploradas ao longo do projeto.

O projeto Mil pássaros pelo céu desperta situações de interesse individual e coletivo, tornando possível a abordagem de conteúdos das diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo, também, o espírito pesquisador e, de uma forma especial, a criatividade e a imaginação das crianças.

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções