Dizemos não ao Bullying!

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola – 7 de abril.
09/04/2021

Os alunos do Colégio Santa Cecília foram convidados a refletir, no dia 7 de abril, sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola através de uma música intitulada “Não somos iguais” e da construção de um mural no padlet, com mensagens que inspiram a mobilização de uma cultura de paz na Escola.

“A data precisa ser lembrada para que possamos refletir sobre nossas atitudes e para mudar aquilo que ainda é necessário ser transformado ao nosso redor. O combate ao bullying começa com atitudes de respeito ao próximo e de tolerância com as diferenças de cada um. Devemos continuar construindo uma cultura de paz e um caminho de amor e valorização da vida de cada pessoa” diz o texto produzido pelas profissionais do Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional.

Os alunos deixaram no mural mensagens que inspiram a construção de uma cultura de paz. Seguem algumas destas belas reflexões:

 

“Todos somos especiais com nossas próprias características. Não faça algo que prejudique o outro, se coloque no lugar dele e aprenda a cultivar o amor! Ser diferente é normal! Respeito é bom e todos gostam!”
Vitor Costa Maia - 9º ano A

“Cada pessoa tem seu modo de agir, sua raça, etnia, modo de falar, entre outros. Nós devemos saber respeitar todas essas diferenças. Temos que fazer uma pessoa alta respeitar uma pessoa baixa, uma pessoa sem autismo respeitar uma pessoa com autismo, e tudo também ao contrário. A maioria das pessoas fala a mesma coisa sobre o bullying, mas quase nunca fala sobre o silêncio das que são machucadas emocionalmente e fisicamente, na escola ou até na própria casa. Mesmo que um pedido de desculpa vá ajudar, sempre haverá uma cicatriz disso. Por exemplo, se alguém quebra uma xícara e tenta consertar, mesmo consertada, vai haver uma rachadura no lugar que quebrou. Não aceite o bullying e não o pratique, pense no que acontece com essa pessoa que é vítima e, se for você a vítima, fale com alguém, ninguém vai mais lhe machucar.”
Sofia Rebouças Costa Ribeiro – 7º ano B

“Diga não ao "Bullying", diga não à "Violência". Palavras são como pedras, elas machucam. Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos, pois o respeito a todas as pessoas é fundamental.”
Luiza Dantas - 7º ano E

“Todos nós somos diferentes, e isso não é ruim. Essas diferenças não devem ser motivo de bullying e discriminação! Temos que aceitar e abraçar as diferenças! Trate os outros como você quer ser tratado!”
Vitor Leal Araújo - 9º ano A

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.