Exposições da SICE

Conheça alguns trabalhos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
03/09/2013

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio apresentaram, nos dias 2 e 3 de setembro, parte de seus trabalhos de iniciação à pesquisa. Eles transformaram conteúdos das ciências em investigações curiosas e criativas. Os trabalhos compõem a Exposição Científico-Cultural da SICE.
Na segunda-feira (2 de setembro) foi a chance de conferir os trabalhos do 6º ao 8º ano. Na terça, os estantes foram ocupados pela mostra dos alunos do 9º ao 2º ano do Ensino Médio. Aqui, descrevemos alguns trabalhos para que você saiba o que os alunos foram capazes de criar e apresentar.

A saúde começa pela boca (6º ano)
A boca é a porta de entrada para muitas doenças, a começar pela escolha dos alimentos. Nesta exposição, a equipe mostra a importância da higiene bucal, de uma escovação bem feita, da necessidade de ingerir alimentos saudáveis, evitando, assim, doenças que provocam, por exemplo, o mau hálito. No estande, demonstrações de escovações e de alimentos que promovem a saúde.

Beleza artficial (7º ano)
O trabalho reproduz um leito de hospital para que, ao entrar, você possa conhecer o que há de inovação em termos de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos (botox, rinoplastia, lipoaspiração, implantes de silicone, implantes para calvície). Mas a abordagem da equipe é bem crítica. Ao mesmo tempo em que se revelam os avanços tecnológicos na área, o grupo chama a atenção para a ditadura dos padrões de beleza e a importância para se aceitar as diferenças.

Audição (8º ano)
É preciso se preparar para entrar em uma orelha gigante. O aparelho auditivo inflável com mais de quatro metros é o cenário para a apresentação dos aspectos físicos e morfológicos que envolvem esse órgão do corpo humano. A equipe expõe as doenças auditivas mais comuns, curiosidades e oferece informação de utilidade para a maioria dos adolescentes, ou seja, os riscos de se ultrapassar o máximo de decibéis ao ouvir música com fones de ouvido. Tem mais: nada de usar cotonete na parte interna da orelha, orientação dos especialistas.

A Biblioteca de Alexandria (9º ano)
A maior biblioteca da Antiguidade, que foi destruída, é tema do trabalho de uma das equipes do 9º ano. Ali, reuniam-se as descobertas dos principais filósofos e pesquisadores nas áreas de matemática, geografia e história. Com a destruição da instituição grandiosa, a ciência sofreu grande atraso nas suas descobertas mais importantes. É isso que a equipe vai mostrar, a exemplo dos estudos acerca da circunferência da terra.

A ciência por trás da música (1º ano)
A equipe tem uma banda de pop rock que vai tocar no encerramento da SICE. Nada como aliar o prazer da música ao conhecimento. Na exposição, os alunos assumem o papel de covers de astros do rock e vem muita surpresa por aí. Do rock ao eletrônico, eles vão discutir conteúdos que passam pela matemática, história e física. O estande é todo caracterizado com ornamentos da música. Prepare-se para a diversão.

O perigo mora em sua casa (2º ano)
O trabalho é mais que tudo de utilidade pública. Quem passar por esse estande vai sair de lá com informações preventivas que podem ser muito úteis na prevenção de acidentes domésticos. Os animais de estimação, por exemplo, devem ter cuidados redobrados, eles podem ser transmissores de doenças. A dengue merece lugar de destaque, já que muita gente negligencia os cuidados em casa com a proliferação de insetos vetores da doença. Em relação à parte elétrica, os curtos-circuitos são mais comuns do que imaginamos, com uso excessivo de “T” e tomadas expostas. Produtos de limpeza, quando combinados de forma errada, podem ser muito tóxicos. E há uma infinidade de “inimigos invísiveis”, os micro-organismos que poderíamos evitar com o simples gesto de lavar as mãos. Vale a pena conferir.

 

 

  
 

Notícias Relacionadas

Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.
Nas aulas de Geografia, os alunos desenvolveram a simulação do crescimento de uma cidade.