Os Bichos das Histórias

As histórias não são apenas processos mentais de intelecção, mas uma fábrica de sentidos e experiências
15/03/2013

Quais os bichos que vão para a festa do céu? Como será gostoso o sanduíche da Maricota! Que medo devem sentir os porquinhos das garras do lobo! As histórias não são feitas apenas de palavras, elas têm peso, cor, sabor, têm detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto as narrativas que estão se repetindo há séculos e séculos.

As histórias são pontes que ligam o imaginário ao real, o presente, o passado e o futuro e criam laços significativos entre o narrador e o ouvinte. Esses elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim. A partir desse princípio, pensamos em estudar com as crianças os bichos que encontramos nas histórias que, costumeiramente, gostamos de contar às crianças. Eles contam, encantam e realçam a importância das narrativas fantásticas de vários contos que povoam o universo infantil.

No Projeto “Os bichos das histórias”, queremos mudar o nosso olhar para os bichos que encantam nossas crianças de perto ou de longe. Como dissemos no início deste texto as histórias têm cheiros, cores, sabores, densidades. As histórias não são apenas processos mentais de intelecção, mas uma fábrica de sentidos e experiências. Vivendo as histórias, convivendo com os personagens, suas aventuras e seus sentimentos, as crianças serão convidadas para um aprendizado prazeroso e significativo.

Professoras do Infantil 2

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções