Projeto brinquedos e brincadeiras

A brincadeira deve ser compreendida como uma atividade social própria da criança
15/03/2013

“A brincadeira é então toda atividade que envolve
uma situação imaginária com regras”
Vygotsky

 

O brincar é um eixo de desenvolvimento pessoal e social que favorece a aprendizagem e a elaboração de estruturas fundamentais no ser humano. A brincadeira deve ser compreendida como uma atividade social própria da criança. A criança é motivada a interagir, exigindo-lhe criar, modificar, tentar, elaborar e reelaborar a realidade através do imaginário, das experiências com o outro, com satisfação.

Acreditamos que o tempo que as crianças permanecem na escola deve ser um momento significativo, prazeroso, desafiador, de trocas e descobertas do conhecimento, compreendendo as necessidades específicas da sua fase de desenvolvimento. O Projeto “Brinquedos e brincadeiras” visa contribuir para a formação cognitiva, social, física e cultural por meio de brincadeiras e vivências, aferindo à brincadeira um valor constitutivo na formação de cada criança e garantindo-lhe esse direito.

Durante esses próximos dois meses, vamos observar, pesquisar, realizar experiências; vamos, também, questionar, confrontar ideias e construir novos conhecimentos acerca do universo do Brincar.

Lilia, Analice e Alessandra
Professoras do Infantil 3

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