Siará Africano

Alunos do 4º ano fizeram uma memorável apresentação da cultura negra.
05/10/2016

“A carne mais barata do mercado é a carne negra”. O verso da música ‘Carne” (Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette) ressoava no auditório inteiro. Eram os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apresentando de forma vibrante e comovente a síntese do projeto Siará africano: do banzo à luz.

Estudar a cultura africana e a contribuição histórica dos negros para o desenvolvimento econômico no Ceará levou os alunos a conhecerem melhor suas próprias origens e proporcionou momentos importantes de construção do conhecimento.

A professora Maria Aparecida, a Cida, acompanhava de camarote as apresentações: “O Projeto Siará Africano provoca em mim, como mulher negra, uma alegria de ver a forma respeitosa como é tratada e apresentada a história do negro no Ceará. É fato que existe um desconhecimento a respeito de como os negros vieram parar aqui, como foram tratados e tiveram que adaptar a sua cultura à nova realidade que lhes era imposta. Percebo como o olhar das crianças sobre essa matéria muda e vislumbro um futuro diferente, com gestos mais acolhedores, com menos preconceito e indiferença. Parabenizo a toda a equipe pela coragem e empenho na formação de uma geração livre de preconceitos”.

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...