Siará Africano: do banzo à luz

Com seriedade e delicadeza, os alunos emocionaram a plateia.
23/06/2017

O "tio Japa" abriu a apresentação de culminância do Projeto Siará Africano: do banzo à luz. Sucintamente, ele falou da profundidade dos estudos que se iniciaram desde as primeiras aulas deste ano. Nas palavras dele, propiciamos às nossas crianças o conhecimento da realidade para que elas se apropriem dela e se sensibilizem com o passado, o qual não podemos mudar, mas se fortaleçam como cidadãs para transformar nosso presente e futuro.

Os pais puderam assistir à exibição de imagens captadas durante a produção artística das crianças no decorrer do semestre, peças que traduziam um pouco da riqueza da cultura africana.

Mas o ponto alto mesmo foi o espetáculo dos pequenos. Todos caracterizados com roupas típicas da época da escravidão, eles se revezaram na narração de alguns fatos da história dos negros a partir da sua vinda da África, nos porões imundos dos navios, até a abolição da escravatura, permeando com os momentos mais significativos dessa luta pela dignidade.

Além de toda a informação da qual eles se apropriaram através da leitura de seus livros de História e Geografia, eles se aprofundaram, fizeram a  contextualização e buscaram sua inspiração no livro Vende-se uma família, da autora Socorro Acioli.

Com seriedade, delicadeza, envolvimento, segurança e muito entusiasmo, os atores emocionaram a plateia ao cantarem músicas como Negro rei e A carne.

Ao final, um agradecimento especial à equipe: Emanuela Páscoa, Casteliana, Mayre e, claro, Paulo Fernando (o "Japa").

Assim, a vida acontece no Colégio Santa Cecília!
 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...