Sistema Braille

As crianças do 1º ano (bilíngue) conversaram com Paulo, telefonista da Escola, sobre o sistema.
25/02/2022

As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental experimentaram diversas formas de explorar os cinco sentidos durante as aulas de Inglês, além de conhecerem vocabulário relacionado a partes do corpo.

“Como parte das atividades do projeto “This is my body”, os alunos tiveram contato com o alfabeto braille de escrita. Exploramos os espaços da Escola onde há placas escritas em braile e manuseamos um livro escrito nesse sistema. Na medida em que o assunto se desenvolvia em sala, as crianças demonstravam mais interesse e questionamentos sobre como ‘os pontinhos’ eram feitos”, explica a professora Ludmila.

Foi aí que surgiu a ideia de entrevistar o Paulo, telefonista da Escola, que, por ser deficiente visual, lê e escreve em braille. Durante o encontro, as crianças fizeram vários questionamentos: "Quando você aprendeu a ler em braille?" "Como consegue saber a letra de cada pontinho?". As crianças queriam conhecer também a vida prática de uma pessoa com deficiência visual e trouxeram questões inusitadas: "Como você sabe que o café encheu a xícara sem deixar derramar?" "Como pede o uber?".

“Paulo mostrou os instrumentos que utiliza para escrever em braille e tirou todas as dúvidas das crianças. Foi um momento enriquecedor e gratificante para todos nós”, diz Ludmila.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!