Suassuna no Criações

O XXV Criações Literárias homenageou Ariano Suassuna. Leia texto do professor André Araújo sobre o escritor
12/11/2014

O Santa Cecília lançou, na última quinta-feira, no ginásio de esporte, a 25ª edição do Criações Literárias. Aproveitamos o momento para publicar a bela homenagem do professor de literatura, André Araújo, ao representante da "leitura como encantamento".  

 

Um encantador de histórias

Este ano, o homenageado do Criações Literárias, em sua 25ª edição de publicação, será Ariano Suassuna. Talvez muitos pensarão que o motivo maior seja ele ter “cumprido sua sentença e ter ido encontrar-se com o único mal irremediável, que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala a tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo que é vivo morre!” Mas não.

Suassuna participa há alguns anos ativa e vivamente no Colégio Santa Cecília, com a peça O auto da Compadecida.  Além da adaptação da obra para os palcos, os nossos alunos participam de um criativo diálogo com o cinema no projeto “CURTA COMPADECIDA”, realizado na disciplina de Literatura pelos alunos do 9º ano.

A partir de várias releituras, os alunos divertem-se com as histórias mirabolantes de Chicó e as peripécias e “malaquices” de João Grilo, além de compreenderem a importância desse grande escritor paraibano para a nossa cultura, que descobriu em leitura dos escritos de Leonardo Mota (a quem ele designava ser o Câmara Cascudo cearense) o cordel que deu origem a essa extraordinária obra. 

Defensor de uma língua brasileira, um apaixonado por nossos feitos literários, um empolgado amante do Nordeste e de toda a universalização de sua cultura, Ariano Suassuna é mais que um simples homenageado dos nossos projetos, ele é a representação do que nós acreditamos: a leitura como encantamento. 

André Araújo – professor de Literatura do Colégio Santa Cecília

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.