Uso das máscaras de proteção
O Projeto Semeando Autonomia, com alunos do 6º ao 9º ano, continua se diferenciando no acolhimento e na conscientização sobre o contexto atual de pandemia. Em mais uma rodada de encontros do projeto, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional da Escola, os alunos puderam refletir sobre o uso das máscaras de proteção individual.
Foram realizadas atividades vivenciais ao vivo, nas quais os alunos utilizaram máscaras de proteção e refletiram sobre cuidados consigo e com o outro. Eles foram acolhidos em suas inseguranças e incômodos, para o desenvolvimento de estratégias de resiliência.
“As atividades fazem parte da preparação para a retomada gradativa das aulas presenciais e do fortalecimento de estratégias socioemocionais, como empatia e autonomia dos alunos”, contextualiza Neide Sales, do SPE.
Renata Lessa, do SPE, ressalta a importância da escuta: “Os alunos puderam falar sobre os incômodos e medos do uso da máscara de proteção, a importância dos protocolos, mas também sobre como se sentem diante da nova realidade”.