Abertura da V Copa do mundo SC de Futsal

Uma noite para a história... DUC IN ALTUM!
18/09/2012

 “Sempre e para o alto.”

Era final da tarde. Pais chegavam apressados com seus filhos. Filhos eufóricos, pais orgulhosos. Aos poucos, a arquibancada da Escola estava repleta. Havia um gosto saboroso de estreia.

Tudo começou em 2008, com 8 seleções e 50 atletas. Hoje, 21 seleções e 220 atletas. Um salto. O esporte nos possibilita o desafio, as dificuldades, a superação e a conquista.

Às 18 horas de ontem, começava a V Copa do Mundo Santa Cecília de Futsal. No início de tudo, pensei: É possível? Agora, orgulhoso, junto com os meus colegas professores de Futsal, digo: Foi possível!

No currículo destes cinco anos, essa garotada já fez história. Protagonizou, em 2011, um lindo espetáculo com 100 crianças num amistoso com o time de futebol profissional do Ceará Sporting Clube, momento mágico para ficar na memória e no coração. Através de uma parceria generosa com a Confederação Brasileira de Futsal, visitamos, em 2012, o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futsal. Pequenos atletas se encontraram com os seus ídolos. Pura emoção. Inspiração. Em 2011, chegou também o Álbum de Figurinhas, onde as estrelas são os próprios garotos. Empolgou, contagiou. Chegou para ficar. Enche os olhos observar aquela criançada debruçada sobre o álbum, colecionando as seleções, as bandeiras e os atletas, no caso, eles e seus colegas. Esse álbum, num futuro breve, vai fazer o coração dos papais e mamães ainda se lembrarem de um tempo de pura felicidade.

A cerimônia de abertura começou com o desfile das seleções, hino nacional, fogo olímpico, juramento dos atletas e dos pais, tudo feito com muita atenção, paciência, respeito e organização por parte de todos que lotavam o ginásio. Em seguida, o técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Professor Marcos Sorato, e o seu auxiliar, Professor Vander Iacovino, falaram da importância do esporte para a formação humana, salientando que o futuro das Seleções Brasileiras passa em primeiro lugar pelas escolas. O homenageado da noite, Dr. Aécio de Borba, Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, foi convidado a descerrar a placa alusiva à sua presença e ao apoio conferido à V Copa do Mundo Santa Cecília de Futsal. As belas alunas das ginásticas já se apresentavam quando chegaram os jogadores Romário e Potiguar, do Ceará Sporting Clube, para uma noite de autógrafos e fotos, tudo devidamente registrado pela impressa. A noite histórica terminou com a realização dos primeiros jogos da Copa, deixando-nos com a certeza de termos proporcionado aos nossos alunos uma noite inesquecível.
Uma pergunta surge no ar: “E em 2013”? Bem, em 2013... “DUC IN ALTUM!”.

Professor José Carlos Barbosa de Sousa

Notícias Relacionadas

Segunda Corrida de Rua do Colégio Santa Cecília
Inscrições abertas a partir de 18 de março.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
As matrículas estão abertas, exclusivamente pelo site da ACDMAV (http://www...