Brincando em casa

As crianças do Infantil 5 se divertiram em casa com a construção de brinquedos populares.  
04/06/2020

As petecas saltam de mão em mão nas casas das crianças do Infantil 5. Os pequenos brincam com o brinquedo que construíram com materiais domésticos reutilizáveis, sob a orientação das professoras. Durante a atividade remota, foram exploradas as temáticas de “brinquedos, brincadeiras e brincantes” e uma das propostas de vivência com a família era a construção de um brinquedo popular, a peteca. 

“Por que a peteca? Ela tem uma origem nas tribos indígenas e o seu significado é bater com a mão. Os índios confeccionavam o brinquedo com sacos de pano, areia, penas de pássaros ou folhas secas e, assim, ficava fácil projetá-lo com a mão”, explica a professora Jany Almeida, que apresentou às crianças a peteca oficial usada em campeonatos, uma de couro e outra feita por ela. 

As crianças construíram suas petecas com o material que tinham em casa, como sacos de supermercado higienizados, folhas de jornal e tesoura. Desafio cumprido, exploraram o novo brinquedo, conheceram sua origem, outros tipos de peteca e os materiais utilizados. “Para aproveitar ao máximo a peteca, criamos brincadeiras diferenciadas como circuitos, jogar de uma mão para a outra, arremessar com a cabeça. E as crianças se divertiram muito”, empolga-se Jany com a realização dos pequenos.

Veja algumas fotos encaminhadas pelas famílias. 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...