Tecendo Diálogos - Cidadania Digital: Um diálogo contínuo

Cidadania Digital: Um diálogo contínuo

Desafios e Soluções na Era Digital
24/11/2023

Direcionar nossas crianças e adolescentes para uma navegação saudável, segura e respeitosa na internet e demais dispositivos digitais é o desafio atual e uma tarefa conjunta que requer uma verdadeira e planejada união de esforços entre famílias e escolas.

O primeiro passo começa com a conscientização dos adultos sobre como podem usufruir dos avanços tecnológicos de forma segura e adequada. Da mesma forma, com relação ao papel que desempenham enquanto exemplos e referências que representam para os mais jovens.

Sob tal perspectiva e com o objetivo de orientar o aprendizado conjunto sobre a cidadania digital e efetivamente colocá-la em prática, Mike Ribble, uma das maiores referências em cidadania digital do mundo, autor dos livros “Raising a Digital Child” (“Educando a Criança Digital") e “Digital Citizenship in Schools” (“Cidadania Digital nas Escolas”), desenvolveu nove elementos da cidadania digital. São eles:

 

  1. acesso digital (inclusão eletrônica);
  2. comércio digital (compra e venda de produtos on-line);
  3. comunicação digital (troca de informações on-line);
  4. alfabetização digital (capacidade de usar as tecnologias digitais);
  5. etiqueta digital (padrão de conduta dos usuários da internet);
  6. lei digital (direitos e restrições legais para o uso da tecnologia);
  7. direito e responsabilidade digital (direitos e deveres);
  8. saúde e bem-estar digital (ligados ao uso da tecnologia);
  9. segurança digital (precauções para a segurança pessoal e da rede de contatos).

 

Esses elementos, adotados pela International Society for Technology in Education (ISTE), têm servido como diretrizes seguras para a atuação da família e da escola no esforço de educar para a cidadania digital, compreendendo as especificidades de cada faixa etária e fases de desenvolvimento. 

Ao observar os elementos citados acima, deve-se questionar: quais tópicos de cidadania digital são essenciais para esta criança ou adolescente que está sob minha responsabilidade?

É um fato, não há como ignorar as mudanças e demandas que as novas tecnologias apresentam nas relações pessoais, no âmbito do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e das aprendizagens do campo educacional. O aumento constante da interação de crianças e adolescentes com o mundo virtual é, por muitas vezes, inevitável, e o uso saudável desse ambiente e de tudo o que ele oferece passa, sem dúvida, pela educação e pela cidadania digital, que têm o poder de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e das melhores práticas on-line, para o exercício de seus próprios direitos e deveres.

 

Tanto a família quanto a escola desempenham papéis cruciais na formação para a cidadania digital. A família é o primeiro ambiente de socialização da criança, responsável por estabelecer valores e princípios que orientam a construção de seu caráter e personalidade. Também funciona como espaço de regulação de regras, supervisão e acompanhamento de comportamentos e hábitos fundamentais para a boa convivência e a cultura para a paz.

A escola, por sua vez, tem a responsabilidade de fornecer a base teórica e prática para que crianças e adolescentes possam desenvolver habilidades e competências necessárias para a cidadania digital, além de ser um espaço para discussões e debates sobre questões relacionadas à tecnologia.

No sentido de continuar esse diálogo de parceria, seguem algumas orientações eficazes na educação para a cidadania digital:

A cidadania digital não é apenas uma habilidade, mas um princípio que orienta o comportamento on-line e off-line. Trabalhando em conjunto, família e escola podem oferecer aos alunos ferramentas e conhecimentos necessários para que tirem o melhor e mais seguro proveito das oportunidades que as novas tecnologias oferecem.

Segue material complementar, disponibilizado pela Alessandra Borelli, para facilitar o diálogo com crianças e adolescentes sobre esse tema.

(Texto adaptado de Alessandra Borelli: Advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, palestrante, autora do livro “Crianças e adolescentes no mundo digital – orientações essenciais”.)

Serviço de Psicologia Escolar

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