Tecendo Diálogos - Se precisar, peça ajuda!

Tecendo Diálogos - Se precisar, peça ajuda!

Ações no Setembro Amarelo
08/09/2023

“Se precisar, peça ajuda!”

 

Ter saúde física e mental é um bem precioso muito procurado, mas que não se adquire ou alcança por completo. É um estado de cuidado constante, de ajuste, de conhecimento, de renúncia, de escolhas e que sofre interferência de diferentes fatores, alguns até imprevisíveis. 

Cuidar da saúde exige estar atento aos sinais que o corpo emite ou àquilo que chama a atenção das pessoas ao redor: as mudanças, as estranhezas, aquilo que foge ao padrão daquela pessoa ou do momento que está vivendo. Muitas vezes, é necessária a avaliação de um especialista para descartar uma preocupação ou mesmo para ampliar os cuidados em busca de uma resolução.

Mas por que ainda é tão comum o preconceito com os tratamentos de saúde mental? Por que tantas pessoas sofrem – e até mesmo morrem – sem pedir ajuda ou, quando pedem, sem receber o apoio devido? Por que se teme falar sobre depressão, suicídio e demais transtornos?

Atualmente, o número crescente de comportamentos suicidas evidencia um sério problema de saúde pública mundial, com impactos na sociedade como um todo.  

É inegável que falar sobre suicídio gera desconforto, porém o estigma que o tema carrega é extremamente prejudicial, pois pode levar à negação do fenômeno e, consequentemente, à negligência da saúde. 

Ao contrário disso, profissionais da saúde recomendam a criação de espaços de debate sobre o tema, de forma que sejam oferecidos escuta, suporte, acolhimento e informações para aqueles que sofrem, tratando o assunto de forma séria, segura, humanizada e preventiva. 

O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, em diferentes culturas. É um comportamento multideterminado, resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos – inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Por isso, deve ser compreendido como o desfecho de uma série de situações que se acumularam ao longo da história do indivíduo, e não como a consequência de acontecimentos pontuais da vida da pessoa, o que é uma visão simplista e equivocada.

Na perspectiva de dar visibilidade ao assunto, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, endossada pela Organização Mundial da Saúde, criou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, no mês que traz a Campanha Setembro Amarelo.

Em 2023, através do tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha dá destaque à prevenção ao suicídio e foca na importância da rede de apoio àqueles que sofrem, constituída pela família, escola, amigos e sociedade, através da qual seja permitido o acesso aos cuidados e serviços de saúde mental, assim como a uma intervenção precoce e eficiente. 

Em adesão à Campanha Setembro Amarelo, o Colégio Santa Cecília realiza, ao longo do mês de setembro, algumas ações voltadas à sua comunidade educativa por meio do lema “Sua vida é um milagre contínuo da bondade de Deus”, frase da nossa fundadora Me. Agathe Verhelle, que estimula a valorização da vida e a construção de uma rede de convivência benéfica e fortalecedora da integridade humana. 

Dessa forma, através das atividades aplicadas durante a campanha, somadas ao trabalho pedagógico, socioemocional e espiritual realizado pela Escola, buscamos diminuir os fatores de risco ao suicídio, assim como potencializar os aspectos que levam à prevenção e à proteção da saúde mental.

Por fim, sabendo que a informação correta com orientação especializada é sempre o melhor caminho e visando instrumentalizar os adultos (pais, responsáveis e educadores) que são a rede de apoio imediata de nossas crianças e adolescentes, compartilhamos, em anexo, alguns materiais de referência sobre o tema e, abaixo, a indicação de onde buscar ajuda:

 

  • Centro de Valorização da Vida – CVV (Atendimento 24h)

Site: https://www.cvv.org.br 

Contato: 188

  • Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Núcleo de Busca e Salvamento

Contato: 193

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

Contato: 192

  • Hospital de Saúde Mental de Messejana

Site: www.hsmm.ce.gov.br

Contato: (85) 3101.4348

  • Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA/UFC

Site: www.pravida.com.br 

Email: contato.pravida@gmail.com

Contatos: (85) 3366.8149 / 98400.5672

  • Instituto Bia Dote

Site: www.institutobiadote.org.br 

Emails: contato@institutobiadote.org.br/ institutobiadote@gmail.com

Contatos: (85) 3264.2992 / 99842.0403

  • Instituto DimiCuida

Site: www.institutodimicuida.org.br

Email: fabiana@institutodimicuida.org.br

Contatos: (85) 3255.8864 / 98131.1223

 

Serviço de Psicologia Escolar - SPE

 

Notícias Relacionadas

Tecendo Diálogos: Desmistificando a Ilusão da Produtividade Multitarefa
Tecendo Diálogos - Cidadania Digital: Um diálogo contínuo
Desafios e Soluções na Era Digital
Tecendo Diálogos
Tecnologias digitais e seu impacto nas relações sociais: orientações e recursos para o...