Cinema e História

As aulas remotas de História do 4º ano ganharam vida com os filmes de animação. 
01/07/2020

Os recursos audiovisuais têm um amplo potencial educativo que pode contribuir muito para o desenvolvimento de novas possibilidades de aprender. Nas aulas remotas de História do 4º ano, as professoras tiveram a ideia de trabalhar com cinema para refletir sobre a visão da expansão marítima europeia do ponto de vista dos espanhóis, os primeiros concorrentes dos portugueses nas navegações atlânticas. Uma atividade prazerosa, que enriquece e incentiva a formação crítica dos alunos. 

Eles receberam antecipadamente um ingresso e foram convidados a uma sessão de cinema exclusiva do filme "CRISTÓVÃO COLOMBO - Grandes personagens da história", que despertou uma grande curiosidade e interesse e pôde ser curtido em família. “História é uma disciplina dinâmica! Afinal, fazemos História todos os dias. Nosso grande desafio é ensinar os conteúdos de um modo mais atrativo. Queremos acabar com aquele antigo entendimento de que ‘História é matéria decorativa’, observa a professora Karynne Rodrigues.

Como explicar, por exemplo, as Grandes Navegações e quais as consequências desses fatos históricos em nossas vidas, em 2020? “Aproximar as crianças de uma realidade tão distante e, ao mesmo tempo, tão próxima é desafiador. Assim, surgiu a ideia de estudar com um desenho animado, que toda criança adora”, diz a professora. 

O conteúdo visto em sala de aula, no livro de História, ganhou vida no filme de animação. “Pude ouvir relatos deles do tipo: ‘Ah! Então era assim!’. E esse é o grande objetivo dessas aulas mais diferenciadas. Podemos aprender história em todo lugar, e o mais importante: podemos ensinar também!”.

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...