Cinema no Santa Cecília

Acesse nossos vídeos no Canal Santa Cecília!
10/07/2015

O Santa Cecília criou um novo espaço de encontros para pensar as imagens. Desde março, sempre às segundas-feiras, das 14 às 16 horas, um grupo de discussão vem se reunindo para conversas sobre cinema, abordando algumas das principais questões que a linguagem audiovisual suscita, a partir de rodas de conversas, exibições de filmes ou mesmo de atividades práticas. Os encontros são abertos aos alunos, professores e funcionários.

Mais do que cursos ou aulas, as reuniões são disparadoras de discussões não apenas acerca de cinema, mas também da relação da arte com o mundo. Realizadas pelo Setor de Comunicação, sob a mediação dos ex-alunos e cineastas Luciana Vieira e Victor Costa, o projeto aposta na possibilidade, a partir do contato com o pensar e o fazer audiovisual, de se desenvolver um trabalho de formação de olhar tão necessário num mundo imageticamente carregado em que todos nós vivemos.

A proposta, portanto, é a criação de um espaço de discussão que possa provocar, a partir de um pensamento voltado para produções artísticas e imagéticas, uma reflexão sobre o lugar no mundo que queremos ocupar.

“Eu adoro os encontros. Penso em fazer cinema, mas acho que as discussões são interessantes para todo mundo. É como se pudéssemos ver de forma mais ampla, enxergando as coisas de forma diferente, vendo o mundo através do cinema”, explica Isabel Gadelha, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Os encontros semanais acontecem no Setor de Comunicação. Se você é aluno a partir do 8º ano e tem algum interesse no tema, venha nos encontrar!

 

Acesse nossos vídeos no Canal Santa Cecília!

 

O grupo de discussão faz parte de um projeto que o Setor de Comunicação vem desenvolvendo em vídeo, desde 2014. O cotidiano da Escola ganhou vários registros poéticos, singulares, sobre a vida que acontece freneticamente em cada canto deste Colégio.

São vídeos sobre a alegria que explode no carnaval, expressões que ganham variações no rosto de um torcedor, a sintonia afinada da dança, a expressão teatral, as pesquisas que atravessam várias disciplinas e projetos, lembranças dos ex-alunos e muito mais.

Os trabalhos são produzidos pela Luciana Vieira e pelo Victor Costa, ex-alunos, graduados em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará.

Esses vídeos podem ser acessados facilmente: www.yotube.com/colegiosantacecilia.
Dê uma olhadinha e mande a sua opinião.

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções