Coletânea Criações Literárias 2020

Acesse a publicação online.
15/12/2020

O convite para prefaciar o livro da 31ª edição do Criações Literárias atingiu-me de dois modos: como um presente e como um desafio.

Um presente, por ser muito prazeroso e gratificante dizer e deixar registrado o que sinto diante desse projeto belo e vitorioso, em que nós, professoras e professores, apresentamos ao público as produções de quem constitui a razão de ser do nosso fazer pedagógico: nossos estudantes. É também um desafio, porque o ano de 2020, definitivamente, não foi um ano fácil, em todos os aspectos de nossas vidas nós pudemos vivenciar isso, e os textos reunidos neste livro, portanto, trazem as marcas desse tempo.

A cada nova edição do Criações Literárias, somos surpreendidos ao depararmo-nos com a beleza e a sensibilidade de pessoas ainda tão jovens, mas com tamanho bom gosto, tamanha capacidade de olhar o mundo de modo original e traduzir esse olhar em palavras.

No isolamento de seus lares, em meio às limitações e perdas, esses jovens escritores e escritoras fizeram da palavra um instrumento de luta e uma forma de transcendência. A palavra, matéria-prima da arte literária, cria mundos em que se pode viver sem máscaras e expor o sorriso sincero, onde são possíveis o abraço, o beijo e o caminhar de mãos dadas. Em tempos difíceis, a palavra também é expurgo, exorcismo de angústias vividas em solitude. A palavra é, pois, terapêutica, na escrita demiúrgica que se faz epifania, e nossos pequenos-grandes autores souberam usá-la em toda a sua potencialidade.

Palavra-estrada, palavra-ponte, palavra-afago, palavra-fogo, palavra-desafogo, palavra-esperança, palavra-arte.

Tu tangeste a energia do universo,
Sublimada em poema de amor,
E trouxeste um alívio para a dor,
Ao cantares beleza em prosa e verso.
No talento tu foste submerso,
E exercendo essa arte solitária,
Tens o dom de juntar palavras várias,
Traduzindo o encontro, a despedida,
A saudade, a conquista, o riso... a vida.
Magia das Criações Literárias.

Paulo César Cabral Rodrigues (Professor Pecê)
Graduado em Letras e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará

ACESSE AQUI

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções