Conhecer para pertencer

O Projeto Conhecendo Fortaleza se encerra com a apresentação das crianças.
24/10/2019

Não é só sobre conhecer as origens da nossa cidade, a chegada dos colonizadores, o papel dos povos originários (os indígenas) na nossa cultura...

É também sobre conhecer Fortaleza, perceber que há uma área central e outra periférica na cidade onde a vida pulsa, que os espaços urbanos reúnem gente de muitas origens, que o lugar onde nascemos é bem maior que o nosso bairro, a nossa escola, a nossa casa.

As crianças do 3º ano do Ensino Fundamental conduziram muito bem a narrativa sobre Fortaleza, das origens aos ícones como jangadeiro, rendeira, vaqueiro. As apresentadoras se revezavam na condução das cenas que eram sempre musicadas e interpretadas pelos alunos.  

Eles anunciavam que vivemos na “terra da luz” e o quanto somos ricos culturalmente com a música de Ednardo, a literatura de José de Alencar, a pintura de Aldemir Martins, o humor de Renato Aragão e tantos outros talentos da cultura cearense que atravessam gerações.

 O projeto Conhecendo Fortaleza trata, em essência, de pertencimento. De conhecer e querer bem às nossas origens e ao que somos hoje.  

  

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções